Corregedoria - 14/01/2021 - 21:53:57
Corregedoria da Justiça inspeciona 26.805 processos no biênio 2019-2020
Somente em 2020, foram mais de 15 mil despachos feitos pela Divisão de Inspeção e Correição, que também analisa planos de trabalho e faz relatórios avaliativos das correições

Arte: Itawi Albuquerque Arte: Itawi Albuquerque

A Divisão de Inspeção e Correição, coordenada pelos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), João Paulo Martins e Antônio Rafael Casado, apresentou o balanço de atividades desenvolvidas pelo setor ao longo do biênio 2019-2020. Conforme os dados divulgados pelo departamento, durante os dois anos foram inspecionados 26.805 processos.

Em virtude da suspensão do atendimento presencial, estabelecida pelo Ato Normativo Conjunto nº 04/2020, as atividades do Poder Judiciário alagoano passaram a ser realizadas através de teletrabalho. As inspeções virtuais foram realizadas por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e, apenas em 2020, foram realizados 15.427 despachos de correição ordinária.

“Conseguimos inspecionar todas as unidades. Em 2020, nós conseguimos despachar a média mensal de 1.332 processos”, pontuou a coordenadora do setor, Rossane Teixeira.

Além das inspeções realizadas por unidade Judiciária, o departamento também realizou inspeções temáticas, em que o setor inspecionou todos os processos relacionados a improbidade administrativa; ações penais; processos para apuração de atos infracionais; ações de adoção e habilitação para adoção e perda e/ou suspensão do poder familiar.

Dentre as atividades do setor, está ainda a realização da análise dos planos de trabalho encaminhados pelos juízes, com o intuito de melhor atender aos pleitos da Corregedoria e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após o prazo que é dado aos despachos correcionais, os servidores voltam a fazer o relatório avaliativo da correição.


Agradecimento

Magistrados e servidores da Corregedoria, amigos e familiares se despediram do servidor Paulo Augusto Vasconcelos de Lyra (Paulinho) no início do mês de setembro de 2020. Desde a notícia do falecimento de Paulinho, os servidores da Corregedoria manifestaram suas condolências, através de rede social e também marcaram presença no velório. Até então, ele exercia atividades no setor de Inspeção e Correição onde também era muito querido.

Rossane Teixeira compartilhava com Paulo os dias de trabalho e agradeceu mais uma vez pela dedicação e leveza dele. “Nosso agradecimento mais que especial ao Paulinho (In memoriam), sempre muito dedicado, não levando em consideração horários, datas e feriados, pois sempre estava disposto a ajudar, trazendo alegria e leveza ao ambiente de trabalho. Ele tinha um forte espírito de equipe e união e todos os seus ensinamentos nunca serão esquecidos. Também gostaria de agradecer à nossa estagiária Anny”, concluiu a servidora.

Atualmente o departamento é composto pelos servidores José Hercílio Silva Cavalcante, Patrícia Maria Sarmento Lopes, Samyane de Araújo Peixoto Sousa e Annyelle Felix de Almeida.


Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.