Corregedoria - 12/04/2021 - 14:51:10
Corregedor é agraciado com livro sobre a história dos Desembargadores de AL
Memória centenária da Justiça alagoana é resgatada em obra do Magistrado Claudemiro Avelino

Foto: Niel Antônio

O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12), o livro ‘Galeria dos Desembargadores de Alagoas’, que aborda as trajetórias biográficas de todos os Desembargadores da história do Tribunal de Justiça do Estado. O presente foi entregue pessoalmente pelo autor da obra, o Juiz Claudemiro Avelino de Souza.

Para o organizador, o livro serve como uma homenagem à memória da Justiça alagoana, pois resgata fatos destacados da vida de cada Desembargador ao longo de mais de 100 anos de história.

“A pesquisa tem a finalidade de resgatar a memória de todos os Desembargadores que já tivemos no nosso Tribunal de Justiça. Então, a pesquisa abrange dos primeiros, começando com cinco desembargadores, até o último Desembargador, que tomou posse em 2016, Celyrio Adamastor. Fizemos uma síntese biográfica de todos eles”, contou o Juiz Claudemiro Avelino.

O livro se encontra no estoque do Centro de Cultura e Memória e está sendo distribuído, em cortesia, para membros do Judiciário de Alagoas.

A Diretora do espaço, inaugurado em janeiro, Irina Costa, também participou da entrega da obra e destacou a importância historiográfica dessas produções literárias. Interativo e moderno, o Centro de Cultura ainda não está aberto para visitas, por conta da pandemia da Covid-19.

“A ideia é que quando o Centro for aberto finalmente ao público, além da visitação de estudantes e da sociedade em geral, nós consigamos concluir a parte de trás da obra, para que haja eventos e exposições desse e outros materiais”, disse Irina Costa, que ainda afirmou que o museu trará fatos históricos com uso de tecnologias.

Leonardo Ferreira - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.