
?A Chefia de Gabinete da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) é responsável pela elaboração de minutas de despachos, decisões e ofícios que são proferidos pelo Corregedor-Geral da Justiça, no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Sistema Administrativo Integrado (SAI) e demais plataformas do Judiciário.
De acordo com dados apresentados pelo setor ao Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, no período de 16 de janeiro a 19 de dezembro de 2023, foram emitidos 5.932 atos. Somente no SAJ e SAI, foram praticados 5.702 e, no PjeCOR (Sistema Processo Judicial Eletrônico para Corregedorias), foram praticados 230, entre decisões e despachos.
As demandas por e-mail, intrajus, malote digital e requerimento físico, por exemplo, chegaram a 885 e, destas, 170 foram autuadas e registradas.
A chefe de gabinete, Leônia Maria Silva, explica que além de atuar na parte gerencial da Corregedoria, o setor elabora minutas de forma célere, sempre observando as peculiaridades dos processos analisados. Ela afirma que os bons resultados são decorrentes de um trabalho em conjunto.
“É uma equipe proativa correlacionada diretamente ao Corregedor-Geral da Justiça e que coordena os trabalhos desempenhados em prol da qualidade dos serviços prestados aos magistrados e servidores do 1º grau de jurisdição, como também aos jurisdicionados”, disse.
Outras atribuições
A equipe analisa todas as demandas direcionadas ao Corregedor-Geral, seja por meio de malote digital, Intrajus, protocolo físico, e-mail ou balcão virtual e também faz as lotações dos servidores nas unidades de primeiro grau de jurisdição.
O departamento é responsável pela publicação de todos os atos, no âmbito da CGJAL, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), e pelo cumprimento das determinações do Corregedor-Geral nos referidos sistemas eletrônicos.
De forma pedagógica, a Chefia de Gabinete coordena as atividades da Equipe Interagir, grupo de trabalho que auxilia na organização e desempenho das unidades judiciárias do primeiro grau. O mesmo ocorre com a Contadoria Judicial Unificada, que recebeu orientações em 2023 e conseguiu zerar a fila de custas processuais no mês de novembro do mesmo ano.
Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com