Judicial CGJAL acompanhou o arquivamento de mais de 450 mil processos Divisão de Inspeção e Correição é responsável por otimizar o funcionamento do sistema Judiciário e garantir o alcance de metas estabelecidas pela CGJAL e CNJ
15/01/2025 - 10:47:20
Divisão de Inspeção e Correição da CGJAL. Foto: Niel Rodrigues Divisão de Inspeção e Correição da CGJAL. Foto: Niel Rodrigues

A Divisão de Inspeção e Correição (DIC) acompanhou a baixa de 451.351 processos durante o ano de 2024. O departamento da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) é responsável por otimizar o funcionamento do sistema Judiciário e garantir o alcance de metas estabelecidas pela CGJAL e pelo Conselho Nacional de Justiça.

De 2022 a 2024, foi registrada a redução de 20,82% do número de processos paralisados há mais de 100 dias, uma queda de 102.451 para 44.960 processos. No mesmo período, o número de processos pendentes de julgamento há mais de 10 anos reduziram 74,7%. Em dois anos, o número caiu de 11.498 para 2.905 procedimentos. 

De acordo com a coordenadora do departamento, Rossane Teixeira, o setor também acompanha o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela agradeceu ao corregedor, desembargador Domingos Neto, pelo contínuo propósito em orientar e apoiar cada unidade, a fim de promover uma grande evolução no Judiciário alagoano.

“As estratégias do Corregedor foram imprescindíveis para a execução dos trabalhos, garantindo que os resultados alcançados beneficiem diretamente o jurisdicionado. Buscamos, acima de tudo, oferecer um serviço de qualidade que atenda, de maneira efetiva, às expectativas dos nossos usuários”, comentou.

Outras competências
Compete ao setor a elaboração do cronograma de inspeções presenciais, que foi cumprido integralmente e contemplou as 152 unidades judiciárias do 1º grau, das 55 comarcas do estado, assim como as Turmas Recursais. 

As inspeções foram conduzidas pelo corregedor-geral, desembargador Domingos Neto, e pelos juízes auxiliares da CGJAL, com o apoio de servidores da DIC. 

Em 2024, o setor também criou manuais para auxiliar magistrados e servidores, além de painéis virtuais, com o objetivo de otimizar o acompanhamento das unidades judiciais de 1º grau.

Ascom - CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Rolar para o topo