Judicial Instituição de nova comissão para o Numoped Núcleo, instituído pela CGJAL em 2021, combate a litigância abusiva no Poder Judiciário alagoano
08/01/2026 - 10:17:01
Numoped foi instituído pela CGJAL em 2021, para combater a litigância abusiva no Judiciário. Numoped foi instituído pela CGJAL em 2021, para combater a litigância abusiva no Judiciário. Arte - Dicom TJAL

A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas instituiu uma nova comissão para o Núcleo de Monitoramento de Perfil de Demandas e Estatística (Numoped). A Portaria nº 637/2025 foi publicada no caderno administrativo do Diário da Justiça Eletrônico do dia 22 de maio de 2025.

Os juízes auxiliares da CGJAL Kleber Borba Rocha e Geneir Marques de Carvalho Filho, foram designados como coordenador e membro do Núcleo, respectivamente. Fazem parte, ainda, as juízas Joyce Araújo Florentino e Luciana Josué Raposo Lima Dias e os servidores Luiz Alberto Fontes Loureiro (secretário) e Sílvio Cezar do Vale Ramos (secretário substituto).

O Numoped foi instituído pela Corregedoria em outubro de 2021, com o objetivo de combater a litigância abusiva no Judiciário alagoano - ações judiciais em massa e de forma indiscriminada, com o intuito de obter ganhos financeiros ilícitos ou desproporcionais.

Por meio do Numoped, a Corregedoria orienta os magistrados do primeiro grau de jurisdição a lidar com situações que têm atrapalhado a prestação jurisdicional no estado.

Entre as diversas atribuições do Núcleo, estão extrair e tratar os dados estatísticos disponibilizados pelos sistemas dos setores do Poder Judiciário e órgãos externos que subsidiam seus trabalhos, assim como atos decisórios; além disso, extrai e trata dados correcionais referentes às atividades das unidades de primeiro grau, incluindo magistrados e servidores.

Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Rolar para o topo