Departamento vinculado à CGJAL funciona no Fórum da Capital. Foto: Niel Rodrigues
Com o objetivo de otimizar a elaboração dos cálculos de custas processuais e conferir maior celeridade aos processos em trâmite no primeiro grau de jurisdição, em 2025, a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) firmou parceria com a Contadoria-Geral do Estado (CGE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Assembleia Legislativa de Alagoas e a Prefeitura de Maceió.
O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, enfatizou os benefícios da parceria para o Judiciário alagoano. "Os cálculos mais complexos sempre representaram um dos principais desafios para o Judiciário, mas, graças a essa colaboração conjunta, conseguimos atender a essa demanda, um dos nossos maiores objetivos desde o início da gestão. Com essas atividades realizadas, a sociedade se beneficia de uma maior celeridade processual prestada pela Justiça de Alagoas”, comentou o corregedor Celyrio Adamastor.
Sete servidores cedidos passaram a integrar a equipe da Contadoria Judicial Unificada (CJU), que atua no Fórum da Capital. Já no mês de junho, o setor conseguiu zerar a fila de cálculos e impulsionar 7.600 processos judiciais, assegurando maior celeridade em diversas comarcas — um resultado inédito para o Judiciário alagoano.
De janeiro a dezembro, o departamento devolveu 82.852 processos com custas e cálculos às unidades judiciárias de Alagoas. Nesse período, o setor recebeu 83.717 solicitações. As atividades foram realizadas por uma equipe composta por 33 profissionais, entre contadores, analistas, técnicos e estagiários.
Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com