Família que reside no Vergel do Lago garantiu registros civis durante a campanha. Foto: Niel Rodrigues
Adriely Soares da Silva e os filhos Melinda Vitória Soares Araújo e Benjamin Brayam Soares Araújo obtiveram registros civis, durante a campanha Registre-se!, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve continuidade no dia 13 de maio de 2025, na Escola Municipal Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, em Maceió.
A dona de casa e o esposo Maik dos Santos Araújo, que residem no Vergel do Lago, disseram que os registros já estavam em más condições e que, em virtude disso, os filhos já haviam sido impedidos de utilizar alguns serviços. A demora em regularizar os documentos foi justamente a falta de recursos para custear as três certidões de nascimento em cartório.
“Essa oportunidade surgiu em um bom momento, porque a gente não teria condições de pagar por essas certidões de nascimento”, disse Maik dos Santos. “Eu fiz os pedidos no primeiro dia da campanha e só pude vir buscar hoje. Quando cheguei aqui com os meus filhos, fui atendida de forma rápida”, disse a mãe dos pequenos Benjamin, Melinda e Nooaah.
Quem também se beneficiou da campanha foi a marisqueira Mariana da Silva Meneses. Ela e os filhos, Isaac Estêvão Jorge Meneses de Sousa e Jarmelino Havile Meneses de Souza, que residem no Vergel do Lago, saíram da campanha Registre-se! com os documentos em mãos.
“Além dos registros civis, que estavam se rasgando todo, também tirei o CPF de um dos meus filhos aqui na campanha. Eu não teria condições de pagar por esses documentos, porque a única coisa que eu faço é trabalhar com sururu. O serviço aqui foi muito rápido”, comentou.
Em Alagoas, a campanha Registre-se! é coordenada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, com o auxílio da juíza da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Laila Kerckhoff. Além do Tribunal de Justiça (TJAL), a ação também conta com o apoio de diversas instituições públicas. Confira todos os serviços aqui.
“O registro civil é um passaporte para a garantia de uma série de direitos; e se a cidadania é um direito de todos, o compromisso em garanti-la aos mais vulneráveis é de todas as instituições públicas que têm como finalidade a inclusão social dos que mais precisam”, ratificou Celyrio Adamastor.
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha Registre-se! ocorreu em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal e foi realizada pelas justiças estadual e federal com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica para todos os brasileiros. A edição de 2025 deu atenção especial aos indígenas, às pessoas em situação de rua, à população carcerária e aos refugiados.
Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com