Campanhas de registro civil Registre-se! entregou 630 certidões de nascimento em Maceió População também buscou outros serviços durante a ação no Vergel do Lago; em Alagoas, ação foi coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça
08/01/2026 - 09:32:47

Nos dois dias de realização da campanha Registre-se!, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Maceió, 630 pessoas foram beneficiadas com registro civil de nascimento. A primeira parte da ação ocorreu na Escola Municipal Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, onde a população também teve acesso a outros documentos básicos, como RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho.

O aposentado Cléber Silvestre Inácio não precisou aguardar muito tempo para garantir a certidão de nascimento. "Eu guardei o registro em uma pasta e, infelizmente, ele acabou se rasgando. Quando fui ao banco, fui informado de que seria necessário emitir um novo, então já aproveitei a oportunidade para participar da campanha. O atendimento foi muito ágil e eficiente, e acredito que ela beneficia muitas pessoas que precisam”, disse.

No ônibus do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ficou em frente ao ginásio poliesportivo da escola, por exemplo, 255 pessoas foram atendidas e conseguiram emitir ou regularizar o título de eleitor. Outras 211 procuraram os serviços da Assistência Social da Prefeitura de Maceió. Um número também expressivo foi o de Carteira de Identidade Nacional (CIN), que chegou a 145, nos dois dias.

Em Alagoas, a campanha Registre-se! é coordenada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, com o auxílio da juíza da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Laila Kerckhoff. Além do Tribunal de Justiça (TJAL), a ação também conta com o apoio de diversas instituições públicas.


Atendimentos de saúde
Quando o assunto é saúde, as mulheres são implacáveis: têm consultas regulares, fazem exames, seguem tratamentos à risca e estão atentas a quaisquer oportunidades que surgem para prevenir doenças. Marisqueira há mais de 25 anos, Maria do Carmo Rodrigues de França, que reside no Vergel do Lago, aproveitou a campanha para atualizar o cartão de vacina e também para emitir dois documentos importantes: a certidão de casamento, por ter plastificado a anterior, e a carteira do idoso.

“Eu vim buscar atendimento, principalmente nesse momento que a gente precisa muito. Tudo aqui foi excelente. Fiz a carteira do idoso, que eu precisava, fiz teste rápido e tomei vacina. Que as pessoas participem e não tenham medo, porque tomar a vacina é segurança, principalmente para pessoas como eu, que sou diabética há mais de 18 anos”, comentou.


Rolar para o topo