A entrega de bebês para adoção é legal e deve ser feita com todo o cuidado para proteger a criança e também a mãe que optou por fazer essa escolha. Por isso, um assunto tão delicado deve ser debatido com profissionais de saúde que devem estar atentos para apoiar e conduzir de forma adequada a mulher que tem esse desejo. E foi o que fez a Coordenadoria da Infância e Juventude ao reunir trabalhadores de maternidades e unidades de saúde de Maceió, para orientá-los sobre como agir nesses casos.
O evento contou com a participação das juízas Fátima Pirauá, que palestrou sobre as consequências da entrega ilegal, adoção irregular e abandono de crianças, e a juíza Soraya Maranhão, que falou sobre o Projeto Mãe Consciente, que tem o objetivo de promover a acolhida humanizada das mulheres nesta situação.
Para aprofundar o tema, o Em Dia com a Justiça também mostra uma entrevista que a juíza Fátima Pirauá concedeu à repórter Camilla Cahet no quadro Beabá da Justiça da TV Tribunal. Na oportunidade, a magistrada falou sobre como deve ser feita a entrega legal, os direitos da mãe e os demais detalhes de todo procedimento.
Por fim, nesta edição, vamos mostrar como funciona o serviço de delivery de livros implantado pela Escola Superior da Magistratura desde o início do mês de novembro. Quem pode usufruir, como fazer e os títulos disponíveis são apenas alguns dos detalhes que a diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário, Mirian Alves, esclarece na entrevista.
Além do portal do TJAL, é possível acompanhar esta edição do Em Dia com a Justiça pelo Youtube ou Instagram. O programa também pode ser visto de segunda a sexta, às 9h na TV Cidadã (canal 35.2 da TV Aberta ). Na TV Educativa (canal 6 da TV aberta), o informativo é veiculado às 9h, também de segunda a sexta-feira. Na TV ALE (Canal 7 da Claro TV), todos os dias às 7h, 14h45 e 19h45.