José Carlos Malta afirmou que já estão sendo discutidas soluções para atender as demandas.
O presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), José Carlos Malta Marques, recebeu a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), nesta quarta (27). O desembargador ouviu pleitos da categoria e destacou a relação harmônica entre as instituições.
"Estamos sempre de 'porteira aberta', e assim tem sido nosso relacionamento institucional com a OAB, com o Ministério Público, com todas as instituições que são protagonistas do exercÃcio do Poder Judiciário", afirmou o desembargador.
A carência de juÃzes no interior e a dificuldade de atendimento por parte de alguns advogados foram assuntos discutidos na reunião. O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, disse compreender as dificuldades e reforçou a importância da atuação conjunta para aprimorar o sistema jurisdicional.
"Sabemos que tem magistrado que atua em três, quatro comarcas, para dar vazão [aos processos]. Os novos juÃzes [aprovados no último concurso do Tribunal] vão contribuir para que haja uma tutela jurisdicional mais célere e eficiente", afirmou.
Ainda segundo Paes, o contato do advogado com o juiz não pode ser deixado de lado. "Quando o advogado não consegue falar com o magistrado é a população que fica desprovida da tutela adequada".
Segundo o presidente José Carlos Malta, já estão sendo discutidas soluções para essas demandas. "Já determinei à assessoria a formulação de alguns estudos rápidos para que a gente encontre uma solução que venha atender as expectativas da advocacia e as conveniências do Judiciário".
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br