O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) implanta, nesta sexta-feira (12), às 10h, o eproc, sistema processual que substituirá o e-SAJ. A cerimônia será conduzida pelo presidente Fábio Bittencourt no auditório do Pleno.
O evento terá palestra do desembargador Antonio Carlos Alves Braga Júnior, do TJ de São Paulo, que fará considerações sobre a adesão e implantação do eproc na corte paulista.
Em Alagoas, o novo sistema abrangerá, inicialmente, os processos de jurisdição delegada da Comarca de Coruripe. "Durante esse mês inicial, todos os processos de jurisdição delegada que tramitarem em Coruripe já nascerão e tramitarão integralmente no novo sistema", afirmou a diretora de Tecnologia do TJAL, Juliana Santos.
Esse projeto-piloto, explicou, é fundamental para ajustes, monitoramento e amadurecimento da plataforma antes de sua expansão gradual para outras unidades.
Na avaliação da diretora, o eproc trará benefícios relevantes para o TJAL. "O sistema oferece mais velocidade e fluidez no andamento processual, possui uma interface mais moderna e intuitiva e promove um ambiente mais unificado para servidores, magistrados e usuários externos".
Ela destacou ainda que a ferramenta amplia a interoperabilidade com órgãos parceiros, reforça a segurança da informação e automatiza rotinas internas que reduzem retrabalho. "No médio e no longo prazo, representa economia operacional por conta de sua arquitetura mais eficiente".
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br