Presidência 15/01/2021 - 12:01:47
Klever Loureiro defende Justiça mais célere, austera e eficiente
Como novo presidente do TJAL, desembargador garantiu que será firme na defesa da Corte e dos seus propósitos constitucionais

Klever Loureiro garantiu que sua administração será feita em parceria com os demais desembargadores. Klever Loureiro garantiu que sua administração será feita em parceria com os demais desembargadores.

O desembargador Klever Rêgo Loureiro afirmou que sua principal meta à frente do Poder Judiciário de Alagoas é entregar uma Justiça mais rápida, sem protelações e com eficiência. "A coletividade espera desta Corte celeridade, austeridade, imparcialidade e, sobretudo, a entrega da Justiça", reforçou.

Ao ser empossado como novo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta sexta-feira (15), Klever Loureiro garantiu que a sua administração será colegiada, feita em parceria com os demais desembargadores.

"Afastarei quaisquer odores de autoritarismo, discricionarismo e antirrepublicanismo. As senhoras e os senhores tenham a convicção de que saberei ser firme em defesa desta Casa e dos seus propósitos constitucionais e legais", ressaltou.

Na magistratura há 34 anos, Klever Loureiro disse que sua chegada ao cargo de presidente do TJAL não significa apenas um degrau na carreira. "Não é apenas alcançar a função mais alta do Poder Judiciário estadual. É mais uma etapa do amor de uma vida. Realmente o amor pela judicatura". 

Em seu discurso, ele agradeceu aos amigos e familiares e enalteceu o trabalho dos servidores do Judiciário. Segundo o desembargador, ele será um parceiro na defesa do funcionalismo do TJAL.


Klever Loureiro garantiu que sua administração será feita em parceria com os demais desembargadores. Foto: Itawi Albuquerque


Klever Loureiro garantiu que os seus princípios e valores na Presidência do TJAL se confundirão com os princípios e valores presentes na Carta da República e na Constituição do Estado de Alagoas. "Haverei de me alimentar diariamente desses princípios e desses valores para defender o Poder Judiciário estadual e os seus jurisdicionados", assegurou.

Ao tomar posse, o desembargador lembrou ainda as vítimas de Covid-19. "Nestes tempos de pandemia, em que milhares de vidas foram ceifadas por um vírus implacável, é dever nosso rever as prioridades individuais e coletivas".

E concluiu: "Saberei honrar a escolha [como presidente do TJAL] com o equilíbrio e a temperança que se impõem nesse desafio".

Klever Loureiro estará à frente do Judiciário estadual no biênio 2021-2022.

Vice-presidente e corregedor

Nesse biênio, o vice-presidente do TJAL será José Carlos Malta Marques. O desembargador contou que aceitou o convite prontamente e que trabalhará em parceria com o presidente Klever Loureiro pelo engradecimento do Poder Judiciário alagoano.

"A expectativa é a melhor possível. Espero que a gestão seja exitosa porque contará de certeza com esse canal permanentemente aberto entre a Presidência e a Vice-presidência. Serão dois anos em que estaremos juntos incondicionalmente", disse o desembargador José Carlos Malta.

Desembargador José Carlos Malta lê termo de posse de vice-presidente do TJAL. Foto: Caio Loureiro

Já o corregedor-geral da Justiça será o desembargador Fábio José Bittencourt Araújo. "Darei continuidade ao que já vinha sendo feito no que concerne às serventias judiciais e extrajudiciais, assim como à magistratura e ao jurisdicionado em geral", assegurou.

Autoridades

A solenidade de posse contou com a presença do governador Renan Filho; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; do procurador-geral de Justiça do estado, Márcio Roberto Tenório; do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, entre outras autoridades. 


Ministro Humberto Martins desejou sucesso aos novos dirigentes do Judiciário de Alagoas. Foto: Itawi Albuquerque

O presidente do STJ disse ter confiança de que a nova gestão terá sucesso e dará respostas aos questionamentos das partes envolvidas em litígios, "com sensibilidade, independência, harmonia e imparcialidade".

O ministro também cumprimentou os desembargadores Tutmés Airan, Sebastião Costa e Fernando Tourinho, que comandaram o Judiciário estadual no biênio anterior. "Meus cumprimentos pela exitosa gestão e notável trabalho em prol do jurisdicionado e da sociedade alagoana".

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.