Desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora da Esmal, durante aula magna
É importante estarmos sempre aprendendo e não basta saber só sobre o Direito. Nós temos que nos aprimorar de uma cultura geral, porque vamos precisar muito disso quando da aplicação do Direito, quando da análise de cada fato concreto, comentou a diretora-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal), desembargadora Elisabeth Carvalho, nesta segunda-feira (12), durante abertura oficial do ano letivo da instituição.
A aula magna foi realizada por videoconferência, por meio da plataforma Zoom, ofertando vaga para 500 participantes, entre magistrados, servidores e estudantes. O evento foi conduzido pelos juízes André Parízio, coordenador de Cursos para Magistrados, e Carolina Valões, coordenadora de Projetos Especiais da Esmal.
Professores Daniel Neves e Rogério Sanches ministraram as palestras da aula magna
As palestras foram proferidas pelos professores Daniel Neves, doutor em Direito Processual Civil, e Rogério Sanches, promotor de Justiça da Comarca de Campinas, em São Paulo. Daniel Neves trouxe um conteúdo voltado para as medidas executivas atípicas e Rogério Sanches falou sobre acordos de não persecução penal.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Klever Loureiro, também participou da solenidade e relembrou sua participação nos cursos da escola desde a criação dela, em 1987. O desembargador também destacou a importância das capacitações para sua carreira na magistratura.
Presidente Klever Loureiro contou que participa dos cursos da Esmal há mais de 30 anos
Diversos juristas passaram por aqui e nos trouxeram grandes aulas e lições. Nesses mais de 30 anos da Esmal, eu sempre busquei participar das atividades porque eu sempre vislumbrei a possibilidade do aprendizado, por mais que nós no auge da juventude, pensemos que sabemos tudo, na verdade, conhecemos pouco e a escola muito me ajudou por meio dos cursos ofertados, revelou o presidente do TJAL.
O juiz André Parízio, aproveitou a oportunidade para falar sobre suas experiências com a Esmal ao longo de sua vida profissional. Agradeço ao presidente Klever Loureiro e à desembargadora Elisabeth Carvalho pelo convite para fazer parte dessa escola que eu frequento desde quando ainda era estudante de Direito, onde acompanhei palestras, aprendi como estagiário, como servidor e agora como magistrado, tanto como aluno como professor. Estar na coordenação é algo que me deixa muito honrado e feliz, registrou o juiz.
Robertta Farias Dicom TJAL