Dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) apontam que mais de 700 mil acidentes de trabalho ocorrem todos os anos no Brasil, sendo sete mortes por dia. Atualmente, o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial de ocorrências desse tipo. Em Alagoas, foram registrados 2.686 casos em 2020. Entre as lesões mais comuns estão corte, laceração e picadas.
Este mês foi trabalhada a campanha Abril Verde para conscientização dos cuidados necessários para a segurança e a saúde do trabalhador. O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) fez um alerta sobre a importância do tema.
De acordo com a médica do trabalho, Gabriela Cabral, mesmo com a adoção do home office devido à pandemia, ainda são necessários tomar uma série de cuidados. Entre eles estão a necessidade da atenção com os equipamentos e mobiliários utilizados, postura correta, definição do horário de trabalho, boa alimentação e atividade física regular.
Sugerimos que posicionem as pernas em um ângulo de 90º e mantenham os pés no chão ou apoiados. A boa postura evita a tensão nas articulações e a compressão das coxas. Também é importante manter cabeça e pescoço alinhados. Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão, revelou.
A médica também explicou que manter as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás, evitar sentar na ponta do assento, respeitar os horários, fazer intervalos, alongar o corpo e lembrar de beber água, ajudando a lubrificar as articulações e músculos, são cuidados fundamentais para quem quer ter uma boa saúde.