Mediação e Conciliação 19/05/2021 - 03:05:32
População pode procurar Cejusc na Uninassau para solucionar conflitos
Índice de acordos é superior a 80%; unidade deixou a Ponta Verde e passou a funcionar em novo endereço, no Farol

Juiz Kleber Borba homologa os acordos firmados durante as audincias. Juiz Kleber Borba homologa os acordos firmados durante as audiências.

Conflitos envolvendo divórcio, pensão, guarda e cobranças podem ser solucionados no Centro de Mediação e Conciliação (Cejusc) que funciona na Uninassau, em Maceió. Desde que foi inaugurada, em 2019, a unidade já viabilizou mais de 100 acordos, com taxa de êxito superior a 80%.

Antes funcionando na Ponta Verde, o Cejusc agora atende no bairro do Farol. Segundo o coordenador do Centro, juiz Kleber Borba, o objetivo é resolver os conflitos sem que as partes precisem ingressar com ação na Justiça. 

"Isso traz um ganho enorme para o Judiciário, que evita uma quantidade elevada de processos, e para as partes, que resolvem seus problemas com mais rapidez", explicou o magistrado, ressaltando que o Cejusc não atende apenas moradores do Farol e de bairros próximos. "Qualquer pessoa que chegar será bem recebida e terá a sua demanda resolvida", completou.

Por conta da pandemia, as audiências estão ocorrendo de maneira virtual. Os interessados podem solicitar agendamento pelo e-mail npjuninassaumaceio@gmail.com ou pelo telefone (82) 99435.4950. A expectativa, de acordo com o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau, Vítor Montenegro, é retomar os atendimentos presenciais o mais breve possível.

"Quem precisa [solucionar uma demanda] e não quer esperar, entende que o problema já pode ser resolvido, pode entrar em contato para tentar a conciliação de forma remota", afirmou.

Para Vítor Montenegro, o Cejusc traz ganhos não só ao Judiciário ou às partes, mas também aos alunos de Direito da Uninassau, que veem na prática o que é ensinado durante as aulas. "Os estudantes fazem um estágio real. Assistem às audiências, conversam com as partes e participam de todo o processo. O atendimento no Cejusc é totalmente gratuito. Aqui as partes têm poder real de decisão", reforçou.

Serviço

Cejusc do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

Endereço: Rua José de Alencar, nº 511, bairro Farol

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Contato: pelo telefone (82) 99435.4950 ou pelo e-mail npjuninassaumaceio@gmail.com

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.