O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) aborda o tema segurança digital e estratégias para proteção de dados, nesta sexta-feira (16), às 10h, durante o webinar exclusivo Ransoware: como se defender!. Podem participar profissionais das áreas de segurança e tecnologia da informação do Judiciário, além do público em geral.
O evento será realizado em parceria com as empresas MicroHard e Kapersky e contará com a palestra de Fabio Assolini, pesquisador de segurança da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kapersky. O diretor-adjunto de Tecnologia da Informação (Diati) do TJAL, José Baptista, será o mediador. Para se inscrever é necessário acessar o link.
De acordo com José Baptista, o encontro debaterá mecanismos de proteção contra o malware. Nós vamos discutir basicamente sobre o ataque ransoware. É um ataque muito contundente, ele pode ser feito a computadores pessoais ou até a instituições grandes como é o caso de órgãos públicos e até órgãos da Justiça, onde recentemente houve casos como esse, disse.
O evento terá a participação de profissionais de vários lugares do país. Nós convidamos outros órgãos e Tribunais de Justiça. Tivemos uma boa adesão, próxima a 200 inscritos, todos da área de tecnologia, basicamente da área de segurança da informação desses órgãos. É um campo que todos tem interesse, contou José Baptista.
Baptista destacou a atuação do TJAL no desenvolvimento de medidas voltadas à segurança digital. É uma continuação do Comitê de Proteção à Dados Pessoais do Tribunal, no qual o desembargador Fernando Tourinho vem incentivando esse tipo de ação para que cursos e palestras sejam cada vez mais constantes e possamos proteger não só o Tribunal de Justiça, mas os outros órgãos e as pessoas envolvidas, porque assim todos estarão mais protegidos nesse ecossistema de Justiça, explicou.
João Teixeira Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br