O Poder Judiciário, por meio da 16ª Vara Criminal da Capital Execuções Penais, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dão início, na próxima segunda-feira (16), às 19h, o curso de Formação Continuada de Policiais Penais. A abertura será realizada por videoconferência, na plataforma Google Meet.
A capacitação terá continuidade no dia 30 deste mês, 13 e 27 de setembro, 4 e 18 de outubro e 8 e 22 de novembro. Serão abordados os temas Polícia Penal: da inovação constitucional à definição das competências, Processos Administrativos, Perspectivas políticas e pedagógicas para a execução penal contemporânea, Saúde mental e emocional dos policiais penais e Diversidades e proteção social.
De acordo com o juiz Antônio Rafael Casado, um dos titulares da 16ª Vara Criminal da Capital, o Judiciário provocou a Ufal para realização do curso voltado para os policiais penais e, que futuramente, os presos também serão beneficiados com as ações interdisciplinares entre a universidade, a vara de Execuções Penais e o sistema prisional alagoano.
Nesse primeiro momento serão trabalhados diversos temas do interesse dos policiais penais, que ajudarão no desempenho de suas atividades cotidianas, contou o magistrado.
A atividade de extensão da Ufal é promovida por meio do Centro de Educação (Cedu), representado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Educação em Prisões (GPEP) e da Faculdade de Direito (FDA).