Esmal 03/11/2021 - 11:11:31
Biblioteca do Judiciário inaugura sistema de delivery de livros
Entregas serão semanais na sede do TJAL, na Corregedoria e no Fórum do Barro Duro; 400 novos títulos estão disponíveis na seção literária

Está disponível, a partir desta quarta-feira (3), o serviço de delivery de livros da Biblioteca Geral do Poder Judiciário. O objetivo é facilitar o acesso ao acervo para magistrados e demais servidores que não podem ir até ela, que se localiza no prédio da Escola Superior da Magistratura (Esmal), no bairro do Farol.  

Com entregas semanais às quintas-feiras na sede do Tribunal e da Corregedoria e, às sextas-feiras, no Fórum do Barro Duro, as solicitações de obras devem ser feitas à Biblioteca por meio do Intrajus (para a diretora Mirian Ferreira Alves) ou pelo e-mail bibliotecageralesmal@gmail.com, com até um dia de antecedência.

Novo acervo literário

Para complementar o seu acervo, que já contava com uma vasta coleção de obras técnicas e científicas, o Biblioteca adquiriu 400 novos títulos para a sua seção literária. 

“As novas obras contemplam uma diversidade de gêneros literários, nacionalidades e origens de autores e autoras, equilibrando clássicos da literatura com obras contemporâneas. Também consideramos as sugestões dos usuários em pesquisa realizada pela Biblioteca”, conta Mirian Alves, diretora da Biblioteca Geral do Judiciário.


Alguns títulos disponíveis no novo acervo da Biblioteca Geral do Judiciário. Ilustração: Daiana C.

Dentre as obras obtidas, estão todos os livros discutidos nos cinco ciclos de existência do Clube do Livro Direito e Literatura, criado em 2019 com o objetivo de promover a interação entre servidores e magistrados por meio da leitura. As obras buscam garantir que narrativas não hegemônicas sejam ouvidas, assim, é possível conhecer desde culturas de diferentes países da África até a perspectiva de indígenas brasileiros sobre a colonização europeia, por exemplo. 

Como acessar

O serviço de empréstimo, tanto por delivery quanto comparecendo pessoalmente à Biblioteca, está disponível a todos os que possuem vínculo com o Poder Judiciário de Alagoas: servidores efetivos e comissionados, magistrados, estagiários, terceirizados e alunos da Esmal. É necessário efetuar um cadastro, apresentando um documento oficial com foto, além de informações pessoais e de contato. O prazo do empréstimo é de 15 dias, podendo ser renovado duas vezes, desde que o livro não esteja reservado por outro usuário.

O acervo completo da Biblioteca pode ser consultado no catálogo on-line. Para sugestões de leitura, há a página de resenhas produzidas pelos membros do Clube do Livro Direito e Literatura. 

A nova coleção de livros de literatura faz parte do conjunto de ações do Projeto Justiça que Lê, e tem como objetivo estimular a leitura de obras ficcionais pela comunidade do Poder Judiciário de Alagoas, possibilitando a ela uma ampliação de olhares e de perspectivas.

Carolina Amancio e Mauricio Santana - Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.