José Carlos Malta conversou com os novos magistrados em reunião nesta quarta (27).
Em conversa com os novos juÃzes do Poder Judiciário de Alagoas, o presidente do TJAL, José Carlos Malta Marques, reforçou a importância de os magistrados manterem uma boa relação com os jurisdicionados, nas comarcas em que forem atuar.
"Não pode ser diferente. Isso está dentro dos deveres da magistratura. É fundamental o bom relacionamento com os advogados, promotores, defensores e, na ponta da linha, está o jurisdicionado, que é a razão primeira da própria existência do Judiciário", destacou o desembargador, nesta quarta (27).
Os novos magistrados, aprovados no último concurso do TJAL, passam por curso de formação na Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal). A previsão é que comecem a atuar em comarcas do interior a partir do mês de julho. A lotação de cada um ainda será definida.
De acordo com a juÃza Fernanda Brito, o grupo já está se movimentando para conhecer as comarcas. "Essa abertura com o jurisdicionado, essa liberdade com o jurisdicionado, é muito importante, com certeza, até para o julgamento do mérito dos processos que vão exigir um conhecimento mais aprofundado", afirmou.
Para a coordenadora-geral de cursos da Esmal, Lorena Sotto-Mayor, conhecer a realidade local da comarca é fundamental para que haja uma boa prestação jurisdicional. "Essa interação é salutar. Acredito que, naturalmente, eles construirão essa rede de relações e de vÃnculos nos lugares por onde passarem. É um processo natural, salutar e muito bonito".
Também participaram do encontro os juÃzes auxiliares da Presidência do TJAL, Antônio Rafael Casado e Diego Dantas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br