Inspeção em cartório de São Miguel dos Campos, AL. Arte: Rafael Alves. Foto: Niel Rodrigues
O Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, e o Juiz Auxiliar Anderson Santos dos Passos inspecionaram 117 cartórios extrajudiciais, durante o biênio, com o intuito de verificar o funcionamento das serventias, a estrutura de atendimento ao público, a manutenção de livros obrigatórios dos atos cartorários, bem como a regularidade das prestações de contas e o cumprimento às normas trabalhistas.
Na oportunidade, os tabeliães e empregados também foram orientados acerca dos normativos da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que no exercÃcio de suas funções garantam segurança jurÃdica aos procedimentos.
Um dos setores que oferecem suporte à equipe durante as inspeções é a Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE), com assistência de natureza jurÃdica, administrativa e de consultoria. O departamento elabora estudos, pesquisas e pareceres jurÃdicos sobre as causas sujeitas à consideração dos JuÃzes Auxiliares, bem como do Corregedor-Geral da Justiça, referentes à s serventias extrajudiciais, em diversas matérias, inclusive nas prestações de contas das serventias não providas.
No biênio, foram recebidos 2.453 processos e proferidos 4.051 pareceres/despachos. Dentre outras atribuições, a AESE também presta colaboração direta aos JuÃzes Auxiliares e ao próprio Corregedor-Geral da Justiça no exame, na instrução e na documentação de processos e expedientes administrativos que lhes forem distribuÃdos, bem como executa tarefas especÃficas referentes à s serventias extrajudiciais.
“Foram dois anos buscando uma mudança de cultura por parte dos cartórios extrajudiciais, para que se adequassem à s normas estabelecidas pela Corregedoria e pelo CNJ. Esperamos que essas visitas, com orientação e fiscalização, se convertam em um melhor atendimento aos clientes em todas as serventias, com a indispensável eficiência, celeridade e segurança jurÃdica”, ratificou o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio Bittencourt.
As evoluções estabelecidas no decorrer da gestão também foram destacadas pelo Magistrado Auxiliar, Anderson Santos dos Passos, Coordenador do Extrajudicial, que incentivou os cartórios a procurar os melhores sistemas para garantir agilidade aos serviços ofertados à população.
“Cartórios que buscam evoluir, mesmo que seja aos poucos, conseguem acompanhar os avanços tecnológicos e proporcionar um serviço mais célere aos usuários. Durante a gestão, principalmente no perÃodo crÃtico da pandemia, incentivamos as serventias a investirem em tecnologias que proporcionem celeridade e segurança aos atos cartorários, porque são serviços essenciais e contÃnuos”, ratificou o Juiz Auxiliar.
Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE). Foto: Niel Rodrigues
Niel Rodrigues - Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com