Corregedoria 14/01/2026 - 10:01:59
Corregedoria inspecionou 95 unidades judiciárias em 2025
As atividades são coordenadas pelo corregedor-geral, des. Celyrio Adamastor, e pelos juízes auxiliares Kleber Borba e Geneir Marques

Diviso de Inspeo e Correio (DIC), da CGJAL. Foto: Divisão de Inspeção e Correição (DIC), da CGJAL. Foto: Niel Rodrigues

A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGAL) inspecionou, por meio da Divisão de Inspeção e Correição (DIC), 95 unidades judiciárias em todo o estado, em 2025, da Zona da Mata ao Sertão. De acordo com o departamento, todas as unidades de Maceió - exceto a 16ª Vara de Execuções Penais -, Arapiraca e Palmeira dos Índios já foram inspecionadas.

Os trabalhos, coordenados pelo corregedor-geral, Celyrio Adamastor, e pelos juízes auxiliares Kleber Borba e Geneir Marques, foram desenvolvidos de maneira presencial, com o objetivo de orientar magistrados e servidores quanto ao cumprimento dos normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como quanto à utilização de ferramentas que otimizam a rotina de trabalho.

Além disso, buscaram identificar e valorizar boas práticas adotadas nas unidades do 1º grau de jurisdição. Essas práticas, uma vez mapeadas, podem ser disseminadas e replicadas em outras unidades com competência similar, contribuindo para a padronização e o aprimoramento da prestação jurisdicional.

Como ocorrem as correições

As atividades correicionais são organizadas em categorias distintas, definidas conforme a necessidade institucional e o cronograma anual. A correição ordinária, prevista em calendário próprio, abrange todas as unidades judiciárias do estado. Essa modalidade permite uma análise ampla e sistemática da estrutura, dos fluxos de trabalho e da regularidade dos serviços judiciais.

A inspeção de rotina possui natureza pontual e direcionada, sendo utilizada para a verificação de fluxos específicos e o saneamento de pendências acumuladas. Esse tipo de atuação é especialmente empregado em situações que demandam intervenção mais imediata. Como exemplo, destaca-se a análise de processos pendentes de julgamento há mais de dez anos, em que o objetivo é corrigir distorções, melhorar a produtividade e assegurar maior efetividade na tramitação processual.

A autoinspeção, por sua vez, é realizada pelo próprio magistrado responsável pela unidade, sempre sob a supervisão da Corregedoria Geral da Justiça. Esse procedimento fortalece a gestão interna e estimula a responsabilidade administrativa do juiz.

“Independentemente da modalidade adotada, todo o processo de inspeção segue um rito técnico rigoroso”, afirmou Rossane Teixeira, coordenadora do setor.

Atribuições da DIC

A Divisão de Inspeção e Correição (DIC) atua no planejamento das ações de acompanhamento das Unidades Judiciárias a partir da análise de dados estatísticos extraídos dos sistemas SAJ e SAJ Insights. Esses dados permitem avaliar a produtividade, identificar gargalos e analisar o tempo médio de tramitação processual. O planejamento também prioriza o monitoramento do cumprimento das Metas do CNJ, especialmente as Metas 1 e 2.

Na fase de execução, o setor acompanha os principais indicadores, como o índice de atendimento à demanda e os processos mais antigos pendentes de julgamento. A partir disso, o departamento realiza visita às unidades judiciárias para verificação da realidade operacional e para orientação dos fluxos de trabalho.

Também é atribuição da DIC a elaboração de relatórios trimestrais individualizados, contendo análises e sugestões de planos de trabalho, como também o monitoramento de processos sensíveis, como presos provisórios, medidas protetivas de urgência e demandas de saúde.

Como resultado das inspeções realizadas, a DIC elabora relatórios nos quais são registradas as inconformidades identificadas e as boas práticas observadas nas unidades inspecionadas. Ao término do procedimento, é elaborado relatório conclusivo, contendo análises técnicas e recomendações pertinentes, o qual é encaminhado ao corregedor-geral para apreciação, decisão e homologação.

Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.