A Secretaria de Processamento Unificado (SPU) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) apresentou, nesta sexta (30), o relatório anual de atividades ao presidente Fábio Bittencourt, que implementou a reestruturação do setor em 2025.
A secretaria, que é responsável por dar cumprimento aos atos processuais, registrou importantes avanços, que resultaram em uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva em 107 unidades judiciárias de todo o estado.
Reestruturação
No último ano, o presidente Fábio Bittencourt implementou a reestruturação da SPU. Segundo ele, a reestruturação do setor terá continuidade durante este ano.
“O relatório traz significativas melhorias no cumprimento das determinações judiciais. Isso vem exatamente ao encontro do lema da minha gestão, que é trabalho, participação e resultados. Vamos continuar efetivando os trabalhos da SPU, inclusive designando mais servidores, para que tenhamos resultados ainda melhores”, ressaltou o presidente.
O juiz André ParÃzio, que dirige a secretaria, explicou que os dados mostram um crescimento muito significativo dos trabalhos desenvolvidos pela SPU.
“Tanto em relação às unidades atendidas, já que passamos de 56 para 107 unidades no estado, como ao quantitativo de servidores que foi triplicado, saindo de 86 servidores para 243 servidores lotados na SPU. Percebemos que houve um avanço na média geral de todas as unidades e também conseguimos identificar quais são os nossos desafios”, enfatizou o juiz.
SPU
Implantada em julho de 2018, a SPU tem a finalidade de não deixar acumular ações no Judiciário estadual, concentrando e agilizando o cumprimento de atos processuais, como expedição de ofÃcios e mandados, juntada de documentos, devolução de cartas precatórias, arquivamento, entre outros.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br