A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) homenageia o desembargador José Fernando Lima Souza, conhecido como Fernando Tourinho (in memoriam), que completaria 83 anos neste três de julho. Desde a despedida que ocorreu há seis anos, a famÃlia tem recordado momentos importantes para mantê-lo vivo na memória e no coração.
“É sempre dia de festa quando meu pai faz aniversário, porque ele nunca vai morrer na minha memória, nem em meu coração. Apesar da saudade que chega a arder o peito, ele sempre estará vivo em mim”, comentou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, filho que, em seus discursos, sempre lembra dos ensinamentos do pai.
José Fernando Lima Souza foi um jurista admirado em Alagoas e atuou na advocacia criminal por quase 30 anos. Também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TRE-AL), vereador de Jaramataia, promotor de Justiça, jogador de futebol e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele se aposentou em 2007, quando tinha 70 anos.
Ele nasceu em Major Izidoro, em 1937. Filho de Alcina e AprÃgio, mudou-se para maceió ainda na juventude, estudou no Colégio Marista, e foi na Capital alagoana que seu apreço por conhecimento e futebol ficou mais evidente. Zagueiro imponente e forte, recebeu o apelido de Tourinho, perpetuado posteriormente como sobrenome da famÃlia.
Para eternizá-lo na memória do Judiciário alagoano, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) recebeu o nome do desembargador que deixa saudades aos familiares e amigos e é sempre lembrado como referência ao meio jurÃdico.
Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 98162-1788