A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) inspecionou sete unidades judiciárias do Fórum da Capital, durante dois dias consecutivos. As ações foram coordenadas pelos juÃzes auxiliares Geneir Marques e Kleber Borba, com a colaboração dos servidores da Divisão de Inspeção e Correição (DIC), departamento da Corregedoria.
O objetivo principal da Corregedoria é identificar as boas práticas nas unidades do 1º grau de jurisdição para que possam ser replicadas em outras com competência similar. Durante a inspeção, juÃzes, assessores e servidores das secretarias receberam orientações sobre o uso de ferramentas que facilitam as atividades diárias, como os painéis de acompanhamento desenvolvidos pela CGJAL.
De acordo com o juiz Léo Denisson Bezerra de Almeida, titular da 32ª Vara CÃvel da Capital – Fazenda Municipal, as inspeções realizadas pela Corregedoria ajudaram a dinamizar as atividades da unidade. Ele ressaltou que a Corregedoria oferece orientações sobre a otimização dos processos e compartilha boas práticas, essenciais para alcançar as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A atuação da Corregedoria demonstrou a melhor maneira de gerenciar a unidade, trazendo práticas e sugestões que irão operacionalizar os trabalhos diários da unidade. A partir da inspeção realizada, nós recepcionamos os números obtidos para fins de cumprimento das metas do CNJ, bem como para atuar no restante do acervo de processos”, explicou.
Os magistrados Geneir Marques e Kleber Borba também mantiveram diálogo com juÃzes e servidores da 13ª Vara Criminal da Capital (Auditoria Militar), da 14ª Vara CÃvel da Capital (Fazenda Municipal), da 15ª Vara CÃvel da Capital (Fazenda Municipal), da 17ª Vara Criminal da Capital, da 15ª Vara Criminal da Capital (Juizado de Entorpecentes) e da 19ª Vara CÃvel da Capital (Execução Fiscal - Fazenda Estadual).
Cronograma
As inspeções estão sendo realizadas de forma presencial, sem comprometer o funcionamento das unidades judiciárias, que continuam atendendo os jurisdicionados de maneira regular e contÃnua. A previsão é que os trabalhos sigam até o dia 21 de maio de 2026.
Conforme estabelecido pela Portaria CGJAL nº 222/2025, durante o perÃodo das inspeções, a Corregedoria também ficará à disposição para atender advogados, promotores, defensores e outros interessados que desejarem dialogar com os magistrados.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com