Corregedoria 01/12/2020 - 02:12:33
Corregedor Fernando Tourinho prestigia posse dos novos dirigentes do TRT 19
Solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), de maneira semipresencial; desembargadores foram eleitos no dia 09 de setembro

O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, participou, de maneira virtual, da solenidade de posse dos desembargadores Marcelo Vieira e João Leite de Arruda Alencar, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), respectivamente, para o biênio 2020-2022, ocorrida na tarde desta segunda-feira (30), e desejou a todos uma profícua gestão, haja vista ser sabedor de que possuem todas condições de muito bem desempenhar suas funções.

Também tomaram posse os desembargadores Pedro Inácio da Silva, como diretor da Escola Judicial, e Vanda Maria Ferreira Lustosa, como ouvidora. Os novos gestores foram eleitos em sessão administrativa telepresencial realizada no último dia 9 de setembro. 

O desembargador Marcelo Vieira é o primeiro alagoano a presidir o TRT/AL e o 11º de sua história. O magistrado tomou posse no cargo de desembargador no dia 10 de julho de 2014, na vaga destinada ao Quinto Constitucional da OAB. Em seu discurso de posse, Marcelo Vieira reafirmou seu compromisso com a Justiça do Trabalho.

"Emoção e razão se misturam nesse momento histórico de minha vida. Emoção, porque a honra é imensa, ao assumir a presidência de uma instituição tão respeitada e tão presente na vida da sociedade alagoana; e razão, que desde sempre carrego como compromisso profissional e que estarei atento para que continue me servindo de norte nesta caminhada à frente deste Tribunal", destacou o novo presidente.

Ao se despedir do cargo, a então presidente do TRT19, desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, destacou as dificuldades enfrentadas pelo órgão durante a pandemia, como também os avanços em tecnologia proporcionados nesse período para que os serviços tivessem continuidade. Ela agradeceu a todos que direta e indiretamente colaboraram com a instituição.

"Nós da Justiça do Trabalho fizemos, e muito bem, toda essa adaptação aos novos tempos. E é por isso que digo – e insisto, a Justiça do Trabalho não pode, jamais, ser vista como uma Justiça sem importância, onerosa, e sofrer ataques injustos e tentativas de extinção. Mais do que nunca, estivemos, estamos e estaremos presentes na sociedade, ajustando-nos às exigências, reestruturando conceitos e aprimorando tecnologias. A sociedade precisa da Justiça do Trabalho, pois é sabedora de que a nossa Justiça foi e será aquela que sempre está disponível, dando respostas céleres, promovendo a pacificação e o equilíbrio das relações conflituosas entre empregados e empregadores", comentou a magistrada.

Também discursaram o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philipe Vieira de Mello Filho, o desembargador Pedro Inácio da Silva, o vice-presidente da OAB/AL, Vagner Paes, a presidente da Amatra 19, Carolina Bertrand Rodrigues Oliveira, e o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), Rafael Gazzaneo Júnior.

Dentre outras autoridades, também participaram da cerimônia os desembargadores do TJAL, Klever Rêgo Loureiro e Domingos Lima Neto; além da juíza Fátima Pirauá. O TRT19 usou apenas uma parte da capacidade do auditório e transmitiu a cerimônia por meio do Cisco Webex – do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no canal da instituição no YouTube.


Breve histórico

Em sua trajetória profissional, o desembargador Marcelo Vieira atuou por mais de 20 anos na advocacia trabalhista, tendo exercido o cargo de juiz classista do TRT/AL no período de 1998 a 2001. É pós-graduado em Direito Processual pelo Cesmac e em Direito do Trabalho Individual-Coletivo-Processual pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Cursou a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL) e a Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 19ª Região (EMATRA). Foi ouvidor do TRT/AL e, na atual gestão, é vice-presidente e corregedor regional.

O vice-presidente e corregedor João Leite é desembargador do TRT/AL, promovido por antiguidade, desde abril de 2002. Foi juiz nas Varas do Trabalho de Penedo, São Luiz do Quitunde, 3ª e 5ª Unidades da Capital. Foi ainda diretor da Escola Judicial da Magistratura Trabalhista da 19ª Região (Ejud 19) nos períodos de 1995 a 1999 e 2015 a 2016, e exerce essa função na atual gestão.


Ascom CGJ/AL, com informações da CCS TRT19

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.