Arte: Itawi Albuquerque
O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, também presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), participou, de maneira virtual, do Culto de Natal promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira (14). A cerimônia foi celebrada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), e pelo pastor Itaniel Silva, da Igreja Adventista Central de Brasília.
A celebração reuniu ministros da atual composição, bem como de membros aposentados, além de autoridades de outros tribunais superiores, desembargadores, magistrados, membros do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União e do Executivo Federal.
Em virtude das restrições para evitar a disseminação da Covid-19, a cerimônia teve participação presencial reduzida e foi transmitida ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.
Em 2020, o Poder Judiciário brasileiro teve de se reinventar, de realizar ações para proteção da saúde e da vida dos nossos jurisdicionados, da nossa população brasileira que deve ser, sempre, prioridade [...] Assim, ao encerrar este ano, agradecemos o empenho de todos e a vontade de crescer e de fazer crescerem os nossos Superior Tribunal de Justiça e Conselho de Justiça Federal, comentou o ministro Humberto Martins, presidente do STJ.
Para Humberto Martins, o Culto de Natal é um momento para levar a todos uma mensagem de fé, de amor e de esperança. Quero trazer essa mensagem em meu nome, em nome do ministro Jorge Mussi e de todas as ministras e ministros do tribunal da cidadania. O espírito de confraternização aquece nossos corações e renova nossos sonhos. É tempo de renascimento, redenção. Nasceu o nosso redentor, Cristo Jesus.
Humberto Martins deixou uma mensagem de paz e esperança para 2021: Tudo passa, a pandemia será vencida! Que Deus nos ilumine! Ele está no comando de todas as coisas. Boas-festas e feliz 2021, conclamou o dirigente, ao reforçar a mensagem de união e fé.
Reflexão
Durante o sermão, o pastor Itaniel Silva disse esperar que o Natal sirva como momento de reflexão para todos, e que seja uma data feliz para as famílias brasileiras. Quão maravilhoso a nossa sociedade poderia ser, o nosso mundo, se colocássemos em prática a bênção da paz na terra, e da boa vontade entre os homens anunciada pelo protagonista do Natal.
O pastor fez um resgate histórico do Natal e sugeriu a todos uma reflexão sobre o significado da data. Itaniel Silva lembrou que Jesus veio à Terra não para experimentar a nossa vida, mas para que nós pudéssemos participar da sua natureza.
Ascom CGJ/AL, com informações do STJ
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842