Quase 40 pós-graduandos participaram, nesta quinta-feira (7), da prova oral para ocupar uma das dez vagas de residência jurÃdica no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). O processo seletivo, organizado pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), se dá entre os estudantes do curso integrado preparatório para magistratura estadual e pós-graduação Lato Sensu em Direito, também oferecido pela escola.
A seleção foi realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom. Cada grupo de candidatos foi entrevistado pelos examinadores da Esmal, que ao final da entrevista atribuÃram uma nota de zero a dez ao desempenho individual dos estudantes. Não foi permitida qualquer modalidade de consulta, tal como a legislação, livros, impressos ou anotações.
Serão considerados aprovados e habilitados para a Residência JurÃdica os candidatos que obtiverem nota não inferior a 6,0 na média atribuÃda pela Comissão Avaliadora da Esmal. Os convocados receberão bolsa de estudos no valor de R$1.500 e participarão da residência por até dois anos
Aqueles que não forem aprovados, poderão fazer Residência JurÃdica na condição de voluntários, caso haja vagas disponÃveis no Judiciário. A atuação como residente jurÃdico é uma maneira de consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos na graduação e uma oportunidade para a prática jurÃdica, requisito para a maior parte dos concursos para magistratura estadual, supervisionada por juÃzes experientes.
Lucas de França e Carolina Amancio/ Esmal - TJAL - LF
imprensa@tjal.jus.br