Corregedoria 28/01/2021 - 05:01:52
Fábio Bittencourt destaca importância da Casa da Mulher para a sociedade
Corregedor afirma que a união de esforços é necessária para combater a violência contra a mulher no Estado; unidade recebeu a visita da presidente da AMB, Renata Gil Alcântara, nesta quinta (28)

Corregedor-Geral da Justiça de AL, Desembargador Fábio Bittencourt. Foto: Itawi Albuquerque Corregedor-Geral da Justiça de AL, Desembargador Fábio Bittencourt. Foto: Itawi Albuquerque
A Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juíza Renata Gil Alcântara Videira, visitou a Casa da Mulher Nise da Silveira, na manhã desta quinta-feira (28), e afirmou que a unidade é um importante instrumento de combate à violência doméstica em Alagoas.  

A Magistrada foi recebida pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Klever Loureiro, e a esposa dele, Silvana Loureiro, além do Desembargador Tutmés, a coordenadora do espaço, Érika Lima, a esposa do Ministro Humberto Martins, Rita Martins, e representantes da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis).

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, afirmou que é preciso unir forças para que a violência contra a mulher seja combatida com vigor em Alagoas. “É dever do Estado e da sociedade combater, diariamente, a violência contra a mulher; e a união das instituições é um dos nossos compromissos, visto que a presença do Judiciário é de fundamental importância no sentido de estabelecer ações que beneficiem a sociedade”, comentou o Corregedor.

A Juíza Renata Gil conheceu as dependências da unidade e afirmou estar entusiasmada com a estrutura. “É um espaço de acolhimento completo às mulheres vítimas de violência, com respostas imediatas quando chegam. Tem atendimento psicossocial, atendimento médico às mulheres que estejam em situação de grave violência, com exato encaminhamento para as medidas protetivas. É o funcionamento de todo sistema de Justiça, de forma rápida, fazendo com que a mulher se sinta, efetivamente, acolhida e tenha coragem de denunciar”, comentou a Magistrada.


Renata Gil, durante diálogo na Casa da Mulher. Foto: Caio Loureiro


Um programa de encaminhamento das mulheres para capacitação e emprego também funciona na estrutura, por meio de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OABAL). 

A unidade foi inaugurada no dia 8 deste mês, conta com alojamento temporário, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação. No prédio, que fica na Praça Sinimbu, em Maceió, também funcionam o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Delegacia Especializada, Patrulha Maria da Penha, Defensoria, Ministério Público e outros serviços voltados à proteção das vítimas de violência doméstica. 

Estreitar laços com instituições que procuram garantir a paz em sociedade tem sido um dos compromissos da nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Os encontros presenciais, muitas vezes imprescindíveis, ocorrem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e o que determina o Ato Normativo Conjunto nº 4, respeitando o distanciamento social com o uso de máscara e álcool em gel pelos participantes.


Niel Antônio - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842

Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.