O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12), o livro Galeria dos Desembargadores de Alagoas, que aborda as trajetórias biográficas de todos os Desembargadores da história do Tribunal de Justiça do Estado. O presente foi entregue pessoalmente pelo autor da obra, o Juiz Claudemiro Avelino de Souza.
Para o organizador, o livro serve como uma homenagem à memória da Justiça alagoana, pois resgata fatos destacados da vida de cada Desembargador ao longo de mais de 100 anos de história.
A pesquisa tem a finalidade de resgatar a memória de todos os Desembargadores que já tivemos no nosso Tribunal de Justiça. Então, a pesquisa abrange dos primeiros, começando com cinco desembargadores, até o último Desembargador, que tomou posse em 2016, Celyrio Adamastor. Fizemos uma síntese biográfica de todos eles, contou o Juiz Claudemiro Avelino.
O livro se encontra no estoque do Centro de Cultura e Memória e está sendo distribuído, em cortesia, para membros do Judiciário de Alagoas.
A Diretora do espaço, inaugurado em janeiro, Irina Costa, também participou da entrega da obra e destacou a importância historiográfica dessas produções literárias. Interativo e moderno, o Centro de Cultura ainda não está aberto para visitas, por conta da pandemia da Covid-19.
A ideia é que quando o Centro for aberto finalmente ao público, além da visitação de estudantes e da sociedade em geral, nós consigamos concluir a parte de trás da obra, para que haja eventos e exposições desse e outros materiais, disse Irina Costa, que ainda afirmou que o museu trará fatos históricos com uso de tecnologias.
Leonardo Ferreira - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842