Servidores do Poder Judiciário de Alagoas, que por motivo de trabalho precisarem se deslocar entre unidades judiciárias da Capital, deverão fazê-lo por meio do aplicativo de transportes YetGo. A ferramenta pode ser baixada pelo celular, na Play Store (Android) e na App Store (Apple).
O objetivo do Tribunal de Justiça (TJAL) é dar mais agilidade ao transporte dos servidores, que terão veículos disponíveis em qualquer ponto da cidade. A Corte também busca reduzir gastos com combustíveis, manutenção e aquisição de carros.
"Em uma situação ideal, onde o aplicativo substitua a frota administrativa, podemos ter redução de até 60% da despesa que temos com combustível e manutenção de veículos, por exemplo", afirmou o chefe do Departamento de Gestão de Contratos do TJAL, Gilson Andrade.
A ideia é que a frota administrativa do Tribunal seja usada apenas para deslocamento a unidades do interior ou quando for necessário o transporte de material ou de grandes equipes dentro de Maceió.
O YetGo vinha sendo testado desde dezembro do ano passado. Para utilizar o aplicativo, o Tribunal firmou contrato com a empresa KGA.
Como fazer o cadastro:
1. Na Play Store (Android) ou na App Store (Iphone), encontre, baixe e instale o aplicativo YetGo - Passageiro.
2. Quando abrir o aplicativo pela primeira vez, será necessário realizar um cadastro:
a - Preencha com dados verdadeiros;
b - Utilize e-mail existente para ser localizado no sistema;
c - Crie uma senha pessoal e única;
d - Tire foto quando solicitado para compor o cadastro.
3. No cadastramento, se solicitado, ou depois, nas configurações, escolha a forma de pagamento padrão "EMPRESA". De outra forma o aplicativo não irá funcionar.
4. Feito o cadastro de todos os usuários que terão acesso ao aplicativo no setor, o diretor/chefe da unidade deverá enviar os e-mails utilizados no cadastro, em uma única mensagem, para gilsonnascimento@tjal.jus.br, para que sejam autorizados a iniciar o uso.
5. Dada a autorização, o funcionamento é igual ao Uber. Deverá ser informado o ponto de partida e o destino.
Regras de utilização
1. Utilizar veículo "COMUM" por contenção de despesas;
2. Só pode ser utilizado em viagens a trabalho, entre unidades do Poder Judiciário. O sistema registra o trajeto no mapa e é proibido utilizar o aplicativo para viagens pessoais, inclusive ida de casa ao trabalho ou vice e versa;
3. Utilizar somente para viagens entre unidades da Capital. Em municípios vizinhos não existe o serviço;
4. Utilizar para viagens que possam ser realizadas em carro de passeio. Serviços que necessitem de veículos maiores para transportar material deverão ser realizados através do Setor de Transportes do TJAL;
5. Problemas com o funcionamento do aplicativo devem ser reportados ao e-mail gilsonnascimento@tjal.jus.br.
Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br