Evento foi realizado em Teresina, no PiauÃ. Foto: TJPI
O desembargador Tutmés Airan destacou a atuação do Judiciário alagoano durante o XIII Fórum Nacional de JuÃzas e JuÃzes de Violência Doméstica e Familiar (FONAVID), no Piauà (PI), onde também enfatizou o pioneirismo e a relevância da Casa da Mulher Alagoana com equipamento de combate à violência doméstica.
“Foi um encontro muito interessante, onde a gente pôde apresentar a nossa experiência em Alagoas, enquanto espaço concebido, montado e administrado pelo Poder Judiciário”, explicou Tutmés, que levou ao evento um vÃdeo sobre a Casa da Mulher.
Pioneirismo alagoano
Para o desembargador, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJAL, Alagoas ocupa posição de destaque no cenário nacional, no combate à violência doméstica e familiar, por ser pioneiro em destinar um local a mulheres vÃtimas de violência.
“Alagoas é o primeiro estado da federação que tem um espaço destinado ao atendimento da mulher vÃtima de violência, articulando todas as suas necessidades. É o único estado que tem esse espaço cuidado, patrocinado e dirigido pela Justiça", destacou.
Discussões temáticas
O XIII FONAVID reuniu autoridades de todo o paÃs. Foram realizados painéis de discussão sobre direitos humanos, feminicÃdio e atuação com perspectiva de gênero, além de diversas oficinas e palestras visando a articulação e manutenção da rede de enfrentamento à violência.