A juÃza Carolina Valões, titular do 1º Juizado Especial CÃvel (JEC) da Comarca de Arapiraca, promoveu, nesta quarta-feira (25), um treinamento de reciclagem voltado para os conciliadores que atuam na unidade judiciária. A medida visou garantir o cumprimento da Lei 9.099, que dispõe sobre os Juizados Especiais e dar mais celeridade à tramitação processual.
De acordo com a magistrada, foi abordada a importância da função dos conciliadores e onde eles se encaixam no fluxo de pessoas do Juizado Especial. Também foram repassadas técnicas de conciliação e mediação, além de dadas orientações de otimização do fluxo processual.
“O objetivo foi de, primeiro, dar uma dose boa de motivação. Segundo, foi para dar ciência de alguns problemas que existem, dar soluções e destacar que a partir daqui passaremos a observar melhor a lei que justifica a existência dos Juizados Especiais”, explicou a magistrada.
Carolina Valões é conciliadora, mediadora e facilitadora de conflitos, com formação e capacitação na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).