Com o objetivo de conscientizar adolescentes sobre os direitos e deveres da pessoa idosa, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) realizou palestra, nesta segunda-feira (8), para cerca de 100 estudantes de escolas públicas. O encontro aconteceu na Escola Superior da Magistratura (Esmal) e foi conduzido pelo servidor do Judiciário, Geraldo Lucas Cardoso.
Para Luana LetÃcia, de 15 anos, que estuda na Escola Estadual Professor Edmilson Pontes, o evento foi proveitoso porque, assim como ela, muitos jovens não conheciam as proteções garantidas pelo Estatuto da Pessoa Idosa.
“Tenho certeza de que muitos estudantes convivem com idosos em casa e não têm acesso à s informações que foram passadas. Com a palestra, aprendi bem mais sobre o assunto e até consegui tirar dúvidas sobre uma situação que ocorreu na minha famÃlia”, destacou a estudante do 1º ano do Ensino Médio.
Estudantes da escola municipal Doutor Pompeu Sarmento e do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado na educação de pessoas cegas ou com baixa visão, também participaram da palestra. A ação faz parte do projeto Adote um Idoso, promovido pelo PCJE desde 2017. 
Geraldo Lucas, palestrante voluntário do PCJE, explicou que na cultura ocidental as pessoas mais velhas não são valorizadas como acontece em outras tradições.
“Esquecemos de oferecer o respeito e a estrutura que essas pessoas merecem. Estamos conscientizando esses jovens sobre a importância de respeitar a dignidade do idoso, cujas experiências podem contribuir sim para toda a sociedade”, observou o servidor do TJAL.
De acordo com Luzia Rodrigues, pedagoga e integrante do PCJE, a palestra ‘Envelhecer é preciso, viver é precioso’ foi apenas o primeiro momento das ações de conscientização sobre os direitos e deveres do idoso planejadas para esse ano. 
Carolina Amancio - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br