O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, visitou o estande da Esmal na 10ª Bienal do Livro de Alagoas nesta sexta (18). Na ocasião, ele participou de uma roda de conversa que discutiu o papel das pesquisas jurÃdicas na resolução de conflitos.
Tourinho aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância de ter a Escola de Magistratura em um evento literário do porte da Bienal.
“Estar na Bienal causa para nós, como Poder Judiciário, muito orgulho. É também uma grande oportunidade para divulgarmos o que estamos fazendo em termos acadêmicos. Já tivemos muitas obras de servidores e magistrados sendo lançadas aqui, além de momentos como a roda de conversa que eu participei que nos aproxima mais da sociedade”, falou o presidente.
Segundo a juÃza Lorena Sotto-Mayor, assessora especial da presidência, também presente na roda de conversa, a Esmal comunga dos mesmos propósitos que a Bienal, que é a promoção da cultura, da leitura, do desenvolvimento intelectual e do desenvolvimento humano. Para ela, discutir temas como a pesquisa jurÃdica é fundamental para esse engrandecimento.
“Nossa tentativa na coordenação de pesquisa na Esmal é cultivar a atividade de reflexão e a proposição de soluções para os problemas. Buscamos fazer com que a pesquisa se torne algo mais simpático e convidativo, mostrando que esse viés em âmbito jurÃdico não é algo distante e sim, algo que pode e deve fazer parte do dia a dia do jurista”, explicou a magistrada.
Também participaram da roda de conversa o Coordenador Geral de Cursos, Magistrado Alberto Jorge Correia de Barros Lima, a diretora da Biblioteca da Esmal, Mirian Alves, além de participantes do ENPEJUD, Encontro de Pesquisas Judiciárias da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas e pessoas que circulavam no estande.
A programação do estande da Esmal na Bienal continua até domingo com lançamentos de livros, exposição e rodas de conversa. Clique aqui e confira a programação completa.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL SD
imprensa@tjal.jus.br