O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos Neto, reuniu-se, nesta segunda-feira (18), com representantes dos Conselho Regional de Contabilidade, com o objetivo de firmar convênio para atender demandas do Judiciário relacionadas à Contadoria Judicial Unificada (CJU).
A cooperação vai possibilitar a efetivação do plano de ação estabelecido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), em parceria com a Presidência do Tribunal de Justiça (TJAL), que busca priorizar a fila de processos pendentes de cálculos.
O Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, apontou a importância dessa parceria para a atuação do Judiciário. “Essa união vai acelerar a devolução do processo às respectivas unidades, para posterior julgamento, possibilitando que haja maior agilidade nas filas de processos parados na Contadoria aguardando cálculo”, disse ele.
De acordo com o vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Carlos Henrique do Nascimento, os profissionais que serão indicados pelos Conselho são cadastrados no CNPC - Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis, com treinamento de, no mÃnimo, 40 horas anuais. Ele afirma, ainda, que o convênio vai beneficiar a sociedade.
“Os profissionais têm conhecimento especÃfico e expertise para prestar um trabalho de qualidade ao Judiciário; e o fruto desses pareceres é que vai ajudar os magistrados na tomada de decisão, conforme números fidedignos. A expectativa é que essa proposta, que será iniciada em Alagoas, também seja replicada junto aos demais Conselhos de outros estados”, comentou.
Também participaram da reunião a vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Maria José Sobral, e a chefe de gabinete da CGJAL, Leônia Maria Silva.
Sâmara Souza- Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com