Eventos 14/03/2024 - 06:03:44
Desembargador Ivan Brito prestigia premiação de concurso de artigos jurídicos científicos
Solenidade também contou com o lançamento da 1ª edição digital da Revista Jurídica da Seção Judiciária de Alagoas; evento foi promovido pelo TRF da 5ª região

Ivan Brito participa de evento na Justiça Federal. Ivan Brito participa de evento na Justiça Federal.

O desembargador Ivan Vasconcelos Brito Júnior prestigiou, nesta quinta-feira (14), no Fórum da Justiça Federal (JFAL), a solenidade de premiação do I concurso de artigos jurídicos científicos. Evento foi promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5).

O evento também contou com o lançamento da 1ª edição digital da Revista Jurídica da Seção Judiciária de Alagoas em homenagem ao desembargador federal Sebastião José Vasques de Moraes, lançamento do curso de pós-graduação de direto processual penal e inauguração da nova sede da Central de Atendimento da JFAL.

O desembargador Ivan Brito representou o presidente do TJAL na solenidade. Ele ressaltou a importância de promover concursos dessa natureza para incentivar estudantes e profissionais de direito a produzirem artigos.

“Toda vez que você fomenta o conhecimento e o ensino você também transfere conhecimento. Eu vim da Justiça Federal onde fui diretor de secretaria durante cinco anos e pra mim é uma honra estar aqui representando o presidente Fernando Tourinho. Parabenizo a Justiça Federal, o TRF5 região e o desembargador Sebastião Vasques que recebeu uma merecida homenagem”, falou Ivan Brito.

O concurso foi uma iniciativa da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe 5).

Compareceram a solenidade o desembargador aposentado José Carlos Malta Marques, o coordenador geral de cursos da Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal), Juiz Alberto Jorge e o procurador-geral do TJAL, Felipe Lobo.

Concurso

O tema do concurso foi “Jurisdição e Processo” e foi voltado para estudantes e profissionais de Direito. O melhor artigo da categoria estudante levou uma premiação de cinco mil reais e os três melhores da categoria profissional, foram contemplados com oito, cinco e três mil reais para o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. 

 Os jurados levaram em consideração quesitos como: adequação ao tema; originalidade da abordagem; adequação teórico-metodológica; coerência e consistência argumentativa; redação apropriada (clareza, adequação, correção, objetividade, fluência) e figuras, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas utilizadas adequadamente.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br

Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.