Arte: Rodrigo Wanderley | Dicom TJAL
A Contadoria Judicial Unificada (CJU) orienta os advogados para que possam emitir custas de cartas precatórias do 1º grau diretamente no site do Tribunal de Justiça (TJAL), com o intuito de garantir celeridade processual e dinamicidade no procedimento.
O setor técnico em contabilidade, que integra a Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) e funciona no Fórum do Barro Duro, é responsável por elaborar os cálculos das custas processuais finais e cálculos determinados pelos magistrados, em processos que tramitam na Justiça estadual.
De acordo com a diretora do setor, Cristiane Cunha Lima Costa, a CJU tem recebido uma grande demanda de solicitação para emissão das custas de carta precatória e as orientações têm como objetivo facilitar o acesso dos advogados nesse processo.
Esse passo a passo beneficia o próprio advogado, considerando que ocorrem algumas dificuldades na obtenção das referidas guias. Essas orientações buscam agilizar a emissão das custas e otimizar o tempo do advogado, comentou ela.
Para isso, o advogado deverá acessar o
site do Tribunal de Justiça e buscar pelo ícone Custas Web, localizado no canto inferior direito da página inicial, ao lado das notícias.
Em seguida, é necessário clicar na opção Custas de 1º Grau e buscar pelo ícone Custas Iniciais. Após feito esse procedimento, o requerente deverá preencher os campos vazios com os dados básicos.
Caso a carta precatória não tenha sido distribuída, deverá ser assinalada a caixinha NÃO e informar o foro com a localidade onde a carta será cumprida, além de utilizar a classe 261 para carta precatória cível.
Sâmara Souza Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com