A saúde mental materna foi tema de roda de conversa, nesta quarta (8), na Casa da Mulher Alagoana. O evento alusivo ao Dia das Mães foi voltado para servidoras da instituição e do 1º Juizado da Mulher, que funciona no local.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, prestigiou o encontro e destacou a importância do trabalho voltado à saúde das servidoras.
“Aqui é uma unidade importante do Judiciário, e esse cuidado é essencial para que as servidoras possam estar bem e possam oferecer o melhor serviço ao público que nos procura”.
Presidente Fernando Tourinho destacou importância do tema para as servidoras. Foto: Adeildo Lobo.
Durante o evento, a psicóloga Bruna Diniz realizou uma análise dos contextos diversos da maternidade e seus efeitos na saúde mental das mulheres.
“Precisamos pensar a maternidade a partir de outros contextos desafiadores, pois temos uma multiplicidade de eventos na maternidade. Temos nuances que impactam diretamente a saúde mental das mães”.
Psicóloga Bruna Diniz realizou uma análise dos contextos diversos da maternidade. Foto: Adeildo Lobo.
Autocuidado
Segundo Paula Lopes, coordenadora da casa, o autocuidado é muito importante para as mulheres, que desempenham diversos papéis de cuidado, inclusive no serviço de acolhimento desenvolvido na Casa da Mulher.
“Muitas vezes esse cuidado passa despercebido, devido à s múltiplas funções no trabalho, com os filhos, idosos e pessoas com deficiência na famÃlia. Mas a pergunta é: quem cuida delas? E nós precisamos ter esse autocuidado”.

Maio Furta-cor
A importância da promoção da saúde mental das mães vem sendo enfatizada através da campanha Maio Furta-cor. A iniciativa internacional, que visa sensibilizar a população para a saúde mental materna, tem sido essencial para desmistificar as questões emocionais vivenciadas durante a maternidade.
O TJAL aderiu à campanha Maio Furta-cor através do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).
Participaram do evento na Casa da Mulher a juÃza Eliana Acioly Machado, coordenadora da Mulher do TJAL; juÃza Soraya Maranhão, titular do 1º Juizado da Mulher da Capital; João Paulo Martins, juiz auxiliar da Presidência do TJAL; Luciana Omena, secretária especial da Presidência; Mariá Tenório, chefe de gabinete da Presidência; e servidoras da Casa da Mulher Alagoana, 1º Juizado e Coordenadoria da Mulher.
Evento contou com a participação de servidoras da Casa da Mulher Alagoana, 1º Juizado e Coordenadoria da Mulher. Foto: Adeildo Lobo.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL TL
imprensa@tjal.jus.br