Ações ocorrem na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes. Foto: Niel Rodrigues
Teve inÃcio, nesta segunda-feira (13), em Maceió, a 2ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, que oferta, de maneira gratuita, a emissão de certidão de nascimento e outros documentos. Em Maceió , a ação ocorre na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes, e segue até esta terça-feira (14).
A dona de casa Raquel Joventina emitiu a segunda via do registro de nascimento da filha, Ayla Camila, de 3 anos. “A certidão de nascimento dela estava danificada e o registro é essencial para qualquer cidadão”.
Ela também aproveitou a oportunidade para garantir o documento dela, que estava deteriorado. “Eu aproveitei o atendimento para tirar a minha segunda via do registro civil. O serviço foi rápido e ágil, entregou em um instante”, comentou ela.
Raquel e Ayla garantiram certidões de nascimento gratuitamente. Foto: Niel Rodrigues
Durante a ação, também estão sendo emitidos certidão de casamento e óbito, RG, CPF, Carteira de Trabalho, inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), cadastro e emissão do Cartão dos SUS (Sistema Único de Saúde) e vacinação.
Para o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos Neto, a campanha ‘Registre-se!Â’ tem como objetivo resgatar a dignidade dos cidadãos, principalmente os mais vulneráveis que precisam do apoio imprescindÃvel do poder público.
“Eu costumo dizer isso desde as minhas épocas de atuação itinerante, que o verdadeiro papel das entidades é o que envolve a identificação do cidadão. Sem documento, a pessoa sequer existe, então, é um evento que a gente tem a possibilidade de resgatar a cidadania e de introduzir essas pessoas na sociedade como realmente deve ser”, comentou Domingos Neto.
De acordo com o juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, a campanha tem o intuito de alcançar públicos diversos e, principalmente, pessoas que nunca tiraram registros civis.
“Nós sabemos que muitas pessoas ainda não foram registradas e muito mais, ainda, são aquelas indocumentadas, que são as pessoas que já foram registradas mas não possuem esses registros porque perderam de alguma forma. Então essa campanha traz dignidade à s pessoas que precisam, faz com que elas possam ter acesso a benefÃcios essenciais, como ao Poder Judiciário e também à saúde”, disse.
Outros serviços
Também estão sendo ofertados outros serviços, como emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista – CIPTEA e Cartão de Identificação de Pessoa com Deficiência e Censo PCD.
Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com