A vendedora ambulante Cícera Machado da Silva chegou com o registro de nascimento rasurado e apresentou a um dos representantes dos cartórios extrajudiciais parceiros da campanha Registre-se!, que ocorre na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes, em Maceió. As poucas informações do documento foram suficientes para ela conseguir uma nova certidão de nascimento.
O dinheiro que seria para tirar essa segunda via vai ser usado para colocar comida dentro de casa. Esse atendimento foi ótimo e estou muito feliz, porque essa oportunidade vai melhorar e muito na minha vida. Amanhã eu volto para tirar a identidade, se Deus quiser, afirmou.

Cícera Maria Machado atualizou a certidão de nascimento. Foto: Sâmara Souza

Maria Arlene dos Santos após receber a segunda via do registro de nascimento. Foto: Sâmara Souza
Quem também procurou a campanha foi o motoboy Paulo Henrique Mendes de Oliveira. Vim tirar a identidade, porque já tinha um bom tempo eu estava sem. Eu estava usando apenas a CNH e como antes eu não tive tempo de tirar, aproveitei a oportunidade que Deus me deu; e consegui. Foi muito rápido, gostei bastante do serviço\", ratificou.

A campanha Registre-se! é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) e Presidência do Tribunal de Justiça (TJAL) e tem como foco ampliar o acesso à documentação básica às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Também são parceiros da II Semana Nacional do Registro Civil as Prefeituras de Maceió e Palmeira dos Índios, o Instituto de Identificação, a Receita Federal em Alagoas, a Superintendência Regional do Trabalho, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com