O Moradia Legal, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, beneficiou 104 famÃlias em Chã Preta, nesta quinta-feira (16). A agricultora Maria Andréia Rozendo, de 44 anos, foi uma das que receberam o tÃtulo de propriedade da casa.
"Isso é muito gratificante. Mais do que um sonho, é uma vitória mesmo. É uma vida nova, algo que a gente espera há muito tempo", disse a agricultora, emocionada.
O Moradia Legal é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e prefeituras. Desde agosto do ano passado, quando a sexta edição do programa teve inÃcio, foram beneficiadas mais de 4.100 famÃlias em 27 municÃpios alagoanos.
O presidente em exercÃcio do TJAL, Orlando Rocha Filho, destacou o alcance social do programa. "Beneficia famÃlias de baixa renda, que não têm condição financeira de regularizar seus imóveis. É uma forma de levar justiça social", afirmou.

Orlando Rocha Filho destacou atuação do TJ e dos parceiros do Moradia Legal. Foto: Caio Loureiro
Os imóveis regularizados em Chã Preta ficam nos conjuntos Cassimiro Holanda, José Firmino, Alto da Alegria e Geraldo Tenório. Segundo o prefeito MaurÃcio Holanda, mais tÃtulos devem ser entregues após o perÃodo eleitoral.
"Como a gente está em perÃodo agora [eleitoral], só vamos poder entregar [os tÃtulos] até o final do mês. Assim que passar, vamos procurar de novo o Tribunal, para que a gente possa contemplar mais famÃlias, pessoas que têm dificuldade em conseguir pagar [a escritura da casa].