Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta terça (18), um dia de ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apoio à s famÃlias.
O Coral Coroarte, da Igreja Presbiteriana do Farol, encantou os magistrados e servidores com apresentações no hall de entrada do TJAL. Na ocasião, o desembargador João Luiz Lessa, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do tribunal, ressaltou a importância do amor e dedicação dos pais nos cuidados com as crianças e os adolescentes autistas.
Coral Coroarte encantou servidores do TJAL com apresentação no hall. Foto: Victor Vercant.
Feirinha na Praça Deodoro
Já na área externa do TJAL, na Praça Deodoro, a Feirinha das FamÃlias AtÃpicas traz, até 15h, diversas opções de produtos, desde alimentos, como pão de mel, bolos, biscoitos e comidas tÃpicas juninas, à peças de vestuário infantil e de higiene pessoal sustentável.
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, visitou a feira e ressaltou que o Judiciário vem realizando diversas ações para estar mais próximo da sociedade.
“O tribunal tem buscado ir ao encontro da sociedade e essa feirinha é fantástica pois promove uma inclusão social e essas famÃlias estão se sentindo partÃcipes da sociedade. Tudo começa por Deus, para que possamos ter um norte para errarmos menos e fazermos mais”.
Presidente Fernando Tourinho e Luana Rodrigues, coordenadora do projeto FamÃlias AtÃpicas Empreendedoras. Foto: Victor Vercant.
Empreendedorismo
Luana Rodrigues, é coordenadora do projeto FamÃlias AtÃpicas Empreendedoras e mãe de cinco crianças, quatro delas diagnosticadas com TEA.
“Nosso projeto atualmente conta com 278 famÃlias, empreendendo juntas no mundo digital. Esse é o primeiro evento promovido por um órgão público, que criou esse espaço exclusivamente para nós. Foi um acolhimento sem tamanho”.
A mãe destacou que empreender vai além do dinheiro. “Imagine que por trás disso havia uma mãe muito desmotivada em casa, por conta de tantas demandas negativas que nós enfrentamos. Mas o empreendedorismo é uma chave que une essas famÃlias, e demonstra que somos úteis e capazes”.
As ações são de iniciativa do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAL. A coordenadora do NAI, Júlia Regina Ermenegildo, explicou que as ações visam conscientizar sobre o TEA e também contribuir com as famÃlias.
“As mães custeiam o tratamento de seus filhos através do empreendedorismo. É um dia muito importante, para nos conscientizarmos e combater as barreiras, inclusive as atitudinais”.
Feirinha segue até 15h, em frente ao TJAL, na Praça Deodoro. Foto: Victor Vercant.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL TL
imprensa@tjal.jus.br