O presidente Fernando Tourinho destacou a parceria institucional entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Defensoria Pública Estadual durante a posse do novo defensor público-geral, FabrÃcio Leão Souto. A solenidade, realizada nesta quinta (4), também contou com a presença do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque e magistrados.
“A Defensoria tem sido uma grande parceira do Poder Judiciário e é importante que nós estreitemos esse relacionamento. FabrÃcio Leão certamente dará continuidade a esses belÃssimos serviços que a Defensoria vem fazendo em Alagoas. Vamos dialogar e, com certeza, melhorar os serviços que estamos prestando aos jurisdicionados”, afirmou o presidente.
O desembargador Fernando Tourinho também destacou o trabalho realizado pelo defensor público Carlos Eduardo de Paula Monteiro à frente da instituição por dois mandatos.
“Você foi um grande defensor público-geral, buscou o diálogo com o Judiciário, resolvemos muitas pendências nas reuniões sem precisar assinar nada, sempre com muito respeito defendeu os interesses da Defensoria Pública”, parabenizou o desembargador.

Presidente Fernando Tourinho destacou que a Defensoria Pública é uma grande parceira do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
O empossado FabrÃcio Leão destacou que as duas instituições são convergentes em levar justiça, inclusão social e em restituir o direito das pessoas, sempre que violadas. Ele reforçou que uma relação harmônica entre os poderes é o que a população precisa.
O vice-governador Ronaldo Lessa falou sobre a importância da Defensoria Pública para a população mais carente e relembrou que a instituição foi instalada enquanto ele era governador do Estado, em 2001.
“Hoje, ninguém questiona a necessidade dos defensores públicos, o papel que eles ocupam na sociedade. E a gente aà vê que cada um dos poderes tem uma missão a cumprir”, frisou o vice-governador.
Eleito por 94% dos votos dos defensores públicos estaduais para compor lista trÃplice e nomeado pelo governador Paulo Dantas, no último mês de junho, FabrÃcio Leão Souto conduzirá os trabalhos da Defensoria Pública Estadual durante o biênio 2024/2026.