Policiais que realizam a guarda do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participaram, nesta quarta (24), de uma capacitação para uso de equipamentos de baixa letalidade. O treinamento, promovido pela Assessoria Militar, ocorreu na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Conhecida por emitir pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, a ferramenta Spark foi o foco principal da instrução.
Segundo o capitão Oliveira, oficial da PolÃcia Militar de Alagoas com experiência em controle de distúrbios civis, o treinamento é muito importante para a atuação segura e eficaz dos militares.
“O dispositivo elétrico incapacitante é uma ferramenta poderosa, que permite a neutralização de ameaças de forma temporária, reduzindo significativamente os riscos de lesões graves tanto para os agentes quanto para os civis.”
Segundo o tenente-coronel Everaldo Liziário, chefe da Assessoria Militar do TJAL, a medida é inovadora e visa fortalecer a segurança no âmbito do Judiciário alagoano.
"A utilização de equipamentos de baixa letalidade e a capacitação contÃnua é vital para assegurar que os militares que operam no TJAL estejam sempre preparados e aptos a enfrentar os desafios diários com eficiência e segurança."
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL -TL