Foram iniciados, nesta quarta-feira (7), os preparativos para a heteroidentificação para confirmação da condição de candidatos autodeclarado negros do concurso dos cartórios. Representantes da comissão do concurso e da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) visitaram a sede da Esmal, onde acontecerá o procedimento, para garantir que o processo ocorra de forma segura e transparente.
Esta é uma segunda etapa da heteroidentificação dos candidatos. A fase da análise das fotografias já ocorreu agora e agora a comissão, composta por cinco integrantes, irá confirmar ou não a autodeclaração dos demais candidatos cotistas de forma presencial, afirmou o desembargador Marcelo Berthe, do TJ de São Paulo, presidente da comissão do concurso.
Para o Desembargador Domingos Neto, Corregedor-Geral de Justiça, essa fase do concurso tem uma importância muito grande, porque identifica os candidatos que preenchem os requisitos para concorrerem por meio das cotas.
A Corregedoria vem prestando apoio ao Conselho Nacional de Justiça, justamente para que o certame ocorra da melhor forma possível", comentou o Desembargador Domingos Neto.
O concurso, que tem uma grande importância para o estado de Alagoas, está previsto para ser concluído até o fim de 2024. Anderson Passos, juiz auxiliar da CGJ, afirma que há uma grande expectativa para que todo processo de heteroidentificação seja concluído com êxito.
A corregedoria vem acompanhando o certame desde o início. Há uma expectativa muito grande do Desembargador Domingos de que o certame ocorra na forma que está prevista no edital, que as coisas aconteçam de forma célere, por isso a Corregedoria está aqui acompanhando tudo, auxiliando a comissão de concursos, pontuou o magistrado.
Esta fase contará com cerca de 70 candidatos cuja condição de negros (população composta por pretos e pardos) não foi confirmada por meio das fotografias.
Exame oral
Após a conclusão do procedimento de heteroidentificação, o certame ainda terá outras etapas, listadas a seguir.
- Convocação de candidatos com deficiência para avaliação médica: 09/08/2024 e 10/08/2024 (SEXTA-FEIRA e SÁBADO).
- Convocação para exames de personalidade: 10/08/2024 (SÁBADO)
No dia 20 de agosto, às 9h, na sede do TJAL, será realizado o sorteio da ordem dos candidatos a serem arguidos no exame oral. Confira aqui a convocação.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br