Esmal 15/10/2024 - 02:10:29
Esmal promove curso para otimização na rotina cartorária cível
Servidores poderão se inscrever do dia 18 a 31 de outubro; capacitação ocorrerá em Arapiraca no dia 1 de novembro

Inscrições acontecem de 18 a 31 de outubro. Arte: Dicom Inscrições acontecem de 18 a 31 de outubro. Arte: Dicom

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promoverá o curso “Atos e rotina cartorária cível para a otimização e celeridade no andamento dos processos”, no dia 1 de novembro, em Arapiraca. A capacitação terá 32 vagas para servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (Tjal).  Interessados em participar devem se inscrever a partir do dia 18 até o dia 31 de outubro, pelo site eventosesmal.tjal.jus.br.

O curso tem o objetivo de otimizar a rotina cartorária de competência cível e o andamento do processo no sistema SAJ, aumentando a celeridade das atividades desempenhadas.

Programação

As aulas serão realizadas de forma presencial no laboratório de informática do Cesmac Agreste, localizado na rua Prof. Domingos Correia, 1207 - QD 0090 - Ouro Preto, Arapiraca.

A programação está dividida em duas unidades:

Unidade 1 (8h às 12h):

1. Apresentação

2. Mapeamento dos gargalos da unidade da distribuição ao arquivamento;

3. Provimento 13/2023 da CGJ e CPC - artigos relevantes para emissão de

atos cartorários e rotinas de trabalho;

4. Rotinas cíveis (manual)

Unidade 2 (14h às 18h):

1. Gerenciamento do processo no fluxo cível do SAJ;

2. Ferramentas aplicadas para otimização dos trabalhos.

3. Avaliação

Docente do curso

A capacitação será ministrada pela professora Alyna Luiza de Aguiar Barbosa Bastos que é graduada no curso de Direito e pós-graduada em Direito Processual – “ato Sensu” - pelo Cesmac; e também pós-graduada em Atividades Judiciárias pela UMJ. 

Ela é servidora do TJAL desde 2003 e atua como Analista Judiciária exercendo o cargo de Diretora de Secretaria da 6ª Vara Cível Residual de Arapiraca.

Avaliação

O sistema de avaliação dos cursistas será feito por meio de um questionário em grupos com debate, teste prático e participação em mesa redonda. 

O cursista será avaliado levando em conta a participação na atividade discursiva apresentada, com coesão e coerência, atendendo a proposta do que foi solicitado e em observância às orientações e aos prazos de entrega. Além disso, será exigida frequência mínima de 75%. 

Para mais informações, acesse o edital.


Kenny Lucas - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.