O desembargador Otávio Praxedes visitou, nesta quinta (28), as três varas criminais da capital, localizadas no Fórum do Barro Duro. Em Maceió, as três unidades judiciárias fizeram parte do Mês Nacional do Júri, que teve 145 processos pautados neste mês de novembro, em todo o estado.
O mutirão, instituÃdo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre em todo o paÃs e visa dar mais celeridade aos processos envolvendo crimes dolosos contra a vida. No estado, foram estabelecidos 45 júris na capital e 98 no interior.
No decorrer da passagem, o desembargador Otávio cumprimentou os responsáveis da 7ª, 8ª e 9ª Vara Criminal da Capital e explicou também sua participação e o objetivo da ação para os jurados presentes.
“O interesse desse projeto é mostrar à sociedade que há uma atuação efetiva do Poder Judiciário e para esclarecer também que não há qualquer interesse na impunidade”, destacou Praxedes.
Durante a sua fala, ele ainda evidenciou o apoio da gestão na elaboração do projeto. “Estamos tendo todo o apoio do presidente, desembargador Tourinho, em todas as ações que envolvem este projeto no mês de novembro”.
Ainda na visita, o juiz titular da 7ª Vara, Yulli Roter, ressaltou a importância do mutirão para as demandas que, por vezes, acabam reprimidas. O magistrado afirmou que foram agendados os processos que estavam parados há algum tempo.
“É uma resposta à população em razão da violência como sintoma dessa sociedade contemporânea. Nós agendamos 16 processos e hoje finalizamos o último”, frisou o magistrado.
Magistrado Yulli reforça a importância do projeto do Judiciário. Foto: Adeildo Lobo
Membros do Comitê Permanente de Mobilização das Metas Enasp, coordenado pelo desembargador Praxedes, também acompanharam o momento. O mês do Júri se encerra nesta sexta (29), com os dois últimos julgamentos do mutirão.
Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br