A Equipe Interagir auxiliou 23 unidades judiciárias em Alagoas e analisou 36.572 processos, durante o biênio. O setor ganhou um novo espaço fÃsico na sede da Corregedoria, de onde auxilia juÃzes e servidores com o intuito de garantir celeridade processual no primeiro grau de jurisdição. O programa foi reativado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Domingos Neto.
De acordo com dados apresentados ao corregedor, considerando o perÃodo de fevereiro de 2023 a dezembro de 2024, foram praticados 70.932 atos cartorários e arquivados 15.186 processos.
Para a coordenadora da Equipe Interagir e chefe de Gabinete da CGJAL, Leônia Silva, o Programa foi um dos pilares para o sucesso da gestão do desembargador Domingos Neto, pois contou com a participação de servidores competentes, capacitados e com vasta experiência em atos cartorários do 1º grau.
“Estamos concluindo os trabalhos da atual gestão com a certeza de dever cumprido. Os números e resultados obtidos pelo Interagir refletem o trabalho realizado em equipe, que teve como escopo uma prestação jurisdicional célere e eficaz”, disse.
Segundo a servidora Dalva Amélia Vasconcelos, a equipe dinamizou práticas cartorárias e estabeleceu rotinas de trabalho nas unidades e atuou na sistematização das atividades.
“Com reativação da equipe, bem como com a implantação do CGJ Online, a Corregedoria-Geral da Justiça aproximou-se do servidor, como órgão apoiador e não fiscalizador, auxiliando e diminuindo a distância”, comentou.
Durante os encontros, a equipe preza por troca de experiência com as unidades judiciárias, o que possibilita um trabalho individualizado sobre gestão de pessoas, rotinas cartorárias, alimentação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e de outras plataformas necessárias à tramitação processual.
O corregedor-geral Domingos Neto afirmou que o intuito da Equipe Interagir, como também do CGJ Online, que recebe sugestões de aperfeiçoamento, foi de aproximar juÃzes e servidores com a Corregedoria e isso foi alcançado no decorrer da gestão.
“Nós criamos o CGJ Online, que é um canal de interlocução virtual mais full time , e também reativamos o Interagir, que é um programa que auxilia as unidades nas dificuldades do dia a dia. Mas não só auxilia; os servidores deixam um legado de conhecimento e boas práticas na unidade. É o que a gente diz, comumente falando, não é só dar o peixe, mas ensinar a pescar”, ressaltou.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com