Corregedoria 10/01/2025 - 10:01:09
Setor Técnico-Contábil realiza 3.674 diligências aos cartórios
Departamento da Corregedoria é responsável pela análise mensal das prestações de contas das serventias extrajudiciais de todo o estado

Servidores do Setor Técnico-Contábil da CGJAL. Servidores do Setor Técnico-Contábil da CGJAL. Niel Rodrigues

A Assessoria Técnico-Contábil, vinculada às Serventias Extrajudiciais da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), realizou 3.674 diligências, com o intuito de orientar as serventias extrajudiciais no cumprimento de procedimentos e possibilitar a correção de equívocos e lacunas.

No período de 2 de janeiro a 31 de dezembro, o departamento emitiu 2.615 pareceres técnicos por meio do sistema Selo CGJ, além de 2.197 certidões e manifestações em processos no Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

O coordenador do setor Técnico-Contábil, Patrick Cavalcante, elogiou a atuação do corregedor-geral, desembargador Domingos Neto, pelos esforços empreendidos durante os dois anos de gestão e por fomentar um ambiente agradável, que possibilitou grandes avanços no departamento.

“Gostaria de agradecer ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Domingos Neto, por criar todas as condições necessárias para o bom andamento dos trabalhos. À equipe do Setor Técnico-Contábil, pela dedicação, por um ambiente de trabalho leve e por todas as metas atingidas, o que reverberou em um aumento significativo da produtividade do setor", comentou.

O setor é responsável pela análise mensal das prestações de contas dos cartórios extrajudiciais de todo o estado. Cabe ainda ao departamento a fiscalização do recolhimento dos valores excedentes ao teto remuneratório estabelecido aos interinos dos cartórios.

Também compete à Assessoria Técnico-Contábil verificar a alimentação do Sistema Justiça Aberta pelos cartórios extrajudiciais e a ausência de informações; elaborar controles necessários de dados solicitados pelos magistrados, além de atender aos interinos e funcionários das serventias para sanar dúvidas relacionadas a assuntos de competência do departamento.

Arrecadação Extrajudicial
Em 2024, foram arrecadados R$7.581.571,48 referente ao saldo excedente do teto remuneratório dos interinos, que não pode ultrapassar 90,25% do salário de um ministro do Superior Tribunal Federal (STF). O montante foi repassado ao Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (FUNJURIS).


Sâmara Souza - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.