Presidência 22/01/2025 - 07:01:33
Presidência do TJ empossa novos juízes auxiliares da CGJ
Magistrados apresentaram as expectativas para aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade durante o biênio, no âmbito judicial e extrajudicial

Posse dos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, na Presidência do TJAL. Posse dos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, na Presidência do TJAL. Niel Rodrigues

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, empossou, nesta terça-feira (21), os juízes Geneir Marques, Kleber Borba e Laila Kerckhoff como auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL). A solenidade também foi acompanhada pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor.

“No âmbito dos tribunais, os juízes auxiliares têm como objetivo maior dar celeridade à tramitação de processos e contribuir para a eficiência dos temas judiciais. Eles costumam atuar em gabinetes de desembargadores em projetos específicos, mutirões e força-tarefa, por exemplo. Sua convocação é por prazo determinado, ante a necessidade de cada gabinete. Vale ressaltar que sua designação é prevista na legislação e regulamentada pelo CNJ, cuja finalidade é reduzir o volume de processos a longo prazo”, disse o corregedor-geral.

Os juízes Kleber Borba e Geneir Marques, que atuavam na 17ª e 14ª Varas Criminais da Capital, serão responsáveis pelas atividades no âmbito judicial. Ambos expressaram expectativas positivas para o biênio e destacaram a intenção de estreitar o diálogo com as unidades de primeiro grau de jurisdição, em colaboração com o corregedor-geral.

“Pretendo acompanhar as unidades judiciárias, orientando e auxiliando sempre que necessário, para que possamos prestar à sociedade uma jurisdição de qualidade, cumprir as metas nacionais, melhorar os números e elevar cada vez mais o nome do Judiciário alagoano”, comentou o juiz Kleber Borba.

“Tenho como objetivo principal elevar o nome do Judiciário Alagoano e melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional. Pretendo dialogar e encontrar soluções para os problemas existentes e auxiliar as unidades judiciárias no que se refere ao cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça”, ratificou o juiz Geneir Marques.

Já a juíza Laila Kerckhoff, que atuava na 4ª Vara Cível da Comarca de Arapiraca (Fazenda Pública), ficará responsável pela supervisão e fiscalização dos cartórios extrajudiciais. A magistrada também compartilhou suas expectativas para o biênio.

“Os cartórios extrajudiciais do estado de Alagoas estão em um momento ímpar, nunca vivido antes, em razão do concurso público para a ocupação das serventias. Então, nós, da CGJ, desejamos que esse biênio seja de muita colaboração e orientação, e, como é o desejo do nosso corregedor, desembargador Celyrio Adamastor, de muita modernização e eficiência”.

Atribuições
Os juízes auxiliares desempenham um papel fundamental na Corregedoria Geral da Justiça, com supervisão e orientação a magistrados, servidores do primeiro grau de jurisdição e delegatários, para o aperfeiçoamento dos serviços ofertados pelas unidades judiciárias e pelos cartórios extrajudiciais do estado.

Os magistrados colaboram, de maneira preventiva, com a verificação do cumprimento de prazos legais estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e promovem uma cultura de melhoria contínua do sistema de Justiça, com a identificação de problemas específicos nas unidades e adoção de soluções adequadas.

Os juízes auxiliares exercem, ainda, um papel essencial na instrução de processos administrativos e disciplinares, nas situações de averiguação de denúncias contra magistrados e servidores. A presença dos juízes auxiliares também permite que as atividades sejam distribuídas de forma mais eficiente, evitando sobrecarga de trabalho para o corregedor-geral.

Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.